Morador da Barra há aproximadamente 27 anos, Paulo Bittencourt é formado em Administração de Empresas, foi funcionário do Gabinete do Governador, na gestão do seu ídolo, como administrador, Carlos Lacerda. Foi concursado pelo BNH onde trabalhou por quase 26 anos como Chefe do Departamento de Compras e Assessor da Presidência. Por ocasião da intervenção do Grupo DELFIN, foi nomeado pelo BANCO CENTRAL como Assistente da Intervenção, da Liquidação e Administrador Geral da Liquidanda. Ele garante que veste a camisa da Barra e fundou no fim de 2005 a Ouvidoria do bairro. Paulo Bittencourt conversou com o Portal AIB sobre a situação atual da região e as questões mais sérias que afetam a Zona Oeste do Rio.
Como surgiu a idéia de criar a Ouvidoria da Barra?
– A idéia surgiu quando percebi a falta de percepção e conhecimento das pessoas sobre
as demandas relacionadas ao poder público. Foi fundada com a intenção de criar um canal de voz para o encaminhamento das cobranças, o envio de críticas e sugestões para aqueles que efetivamente deveriam responder por tal demanda. As pessoas reclamavam, mas não sabiam exatamente qual o canal das cobranças.
Como funciona toda a parte operacional da ouvidoria?
– No início encaminhamos o convite de participação aos amigos, vizinhos e pessoas relacionadas com as diversas associações de moradores da região. Hoje, temos cerca de 500 assinantes, 80 membros e quase dois mil participantes que são as pessoas que não querem receber um fluxo diário de e-mails, mas que diariamente acessam a página da
Ouvidoria para saber as informações e cobranças e se manifestarem quando o assunto as afeta diretamente.
Você já ocupou alguma outra posição como líder comunitário da Barra além da Ouvidoria?
– Não me considero líder comunitário. Sou apenas um cidadão que procura exercer seu direito de cidadania sem ter comprometimento político com nenhum dos partidos. Visto a camisa da Barra da Tijuca.
Alguma vez teve a pretensão de exercer um cargo público?
– Já fui convidado a sair candidato a vereador e deputado, mas não tenho nunca tive pretensão disso. No dia em que tiver um convite para trabalhar em uma assessoria parlamentar séria, aceitarei com prazer.
O que melhorou e o que piorou na Barra através da última década?
– O problema mais sério de nossa região se resume ao saneamento básico e na falta de planejamento do transporte de massa. Há muito que o METRÔ e um sistema de VLT-MONOTRILHO já poderiam estar em funcionamento. Outro grave problema é a favelização, que por omissão do Poder Público, se agravou na região. Nenhuma região tem a constância e a insistência nas cobranças de nossas demandas. A falta de união, acrescida de vaidade, prejudica a seriedade e a credibilidade dessas cobranças, principalmente pelo comprometimento de muitas dessas lideranças com esse ou aquele partido ou com esse ou aquele político. No momento em que cada uma dessas lideranças, efetivamente VESTIR A CAMISA DA BARRA, e procurarem resolver as verdadeiras demandas, atingiremos muito mais rapidamente nossos objetivos.
O que você traria para a Barra de outros bairros e o que você retiraria daqui?
– Nada. A Barra e Recreio, apesar das demandas existentes, ainda são os melhores bairros da nossa Cidade.
Quase cinco meses de nova prefeitura. O que mudou na região?
– Ainda existe muita coisa a ser feita. Falta complementar o saneamento básico, falta METRÔ e MONOTRILHO, falta remoção das construções (de ricos e pobres) nas margens do nosso sistema lagunar e nas áreas de proteção ambiental. Falta o ordenamento urbano. O ritmo de trabalho imposto por Eduardo Paes nessa gestão nos enche de esperança. O trabalho de Rodrigo Bethlem e do subprefeito Tiago superou em muito nossas expectativas e temos a convicção de que aos poucos nossa Cidade voltará a ser MARAVILHOSA. Para finalizar rogo a toda população uma maior participação e interatividade com o Poder Público. Não podemos nos calar. Vamos apoiar, sugerir e cobrar SEMPRE, melhorias para nossa Cidade e nossos bairros. Vamos deixar o comodismo e a omissão de lado.
Por Eduardo Tavares
Fonte: Ouvidoria da Barra