RioSolidario, Carvalho Hosken, Senac RJ, Hilton Barra e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ) realizaram, na quarta-feira, dia 29 de junho, a formatura dos primeiros 76 alunos da Escola Carvalho Hosken de Hotelaria. Eles receberam o diploma para atuarem em diferentes funções no setor hoteleiro.
A primeira-dama do Estado e presidente do RioSolidario, Maria Lucia Horta Jardim, participou da cerimônia e ressaltou a importância de dar oportunidades de qualificação e emprego aos jovens. “Sentimos desde o primeiro momento que a parceria daria certo, porque tem o objetivo de transformar vidas, que é o mesmo do RioSolidario. Nós só vamos conseguir transformar vidas com educação e cultura. E os alunos da Escola de Hotelaria já saem transformado”, disse Maria Lucia.
Segundo o presidente da Carvalho Hosken, Carlos Fernando de Carvalho, os Jogos Olímpicos serão a principal porta de entrada para os meninos e meninas no mercado de trabalho. “Os formandos das primeiras turmas terão a honra de participar ativamente do processo complexo e gigantesco que envolve uma Olimpíada. Uma missão de responsabilidade, que exige empenho e dedicação – ressaltou Carlos Carvalho.
Laura Castagnini, gerente-geral do Hilton Barra, destacou que 36 jovens serão contratados para trabalharem no hotel, em áreas como governança e alimentos e bebidas. Os demais recém-formados serão indicados para hotéis de luxo da região. “Estou muito feliz, porque hoje se formam 76 embaixadores da hospitalidade”, disse Laura.
Primeira contratada pelo Hilton, a jovem Bárbara Néris, de 19 anos, foi a oradora da formatura e agradeceu a oportunidade: “Aprendemos um mundo de coisas e descobrimos que há muito mais a se aprender na hotelaria. Em nome de todos os alunos, agradeço a todos pela oportunidade que deram a moradores de comunidades”, declarou Bárbara.
Escola Carvalho Hosken de Hotelaria
Inaugurada no fim do ano passado, a Escola Carvalho Hosken de Hotelaria oferece curso gratuito para jovens entre 18 e 24 anos com ensino médio concluído ou cursando o último ano. O projeto busca formar mão de obra para suprir a demanda do setor hoteleiro do Rio de Janeiro, que, atualmente, possui 307 empreendimentos de hospedagem, além de outros 67 em construção, segundo a ABIH-RJ.
As inscrições para novas turmas, previstas para depois das Olimpíadas, seguem abertas pelo site www.riosolidario.org. O RioSolidario é responsável pela primeira fase de seleção dos interessados no curso, incluindo análise de perfil e entrevista. A instituição busca dar oportunidades, preferencialmente, a jovens de comunidades carentes e em situação de risco ou vulnerabilidade social.
Oportunidades
Ao lado de Bárbara Néris, os jovens Igor Gomes, de 23 anos, e Ana Carla Silva, de 22 anos, começaram a trabalhar no setor de alimentos e bebidas do Hilton Barra, no início de junho.
Aluna da faculdade de Turismo, Ana Clara viu no curso a chance de aprender na prática o dia a dia de um grande hotel. “Fiquei muito feliz, quando soube que seria contratada. Tenho diferentes papéis: atendo aos hóspedes no restaurante, faço o “mise en place”, entre outras coisas funções”, explicou Ana Clara.
Já para Thayssa Dandara, de 22 anos, a hotelaria foi um tiro no escuro. Mãe de um menino de 7 anos, ela não abriu mão de correr atrás de uma oportunidade no mercado de trabalho. Recém-formada e contratada para ser camareira no Hilton, junto ao colega Emanuel Aleixo, a jovem agora quer se dedicar ao novo emprego e também cursar faculdade de hotelaria. “É um prazer organizar o quarto para que pessoas de fora possam descansar. Não largo mais a hotelaria, e digo aos jovens que busquem os seus sonhos e escolham uma área em que tenham o prazer de trabalhar, como eu tenho”, disse Thayssa.