Início Plantão Rio Escola de Basquete incentiva novos talentos no Rio

Escola de Basquete incentiva novos talentos no Rio

 

Um dos clubes nacionais com mais títulos no basquete abre as portas para futuros campeões. O Clube de Regatas do Flamengo, em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, inaugurou o primeiro núcleo da modalidade para crianças de 8 a 14 anos. As aulas, que começaram em dezembro do ano passado, são oferecidas gratuitamente de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h, e já contam com 40 alunos. O projeto acontece na Vila Olímpica do Sampaio, na Zona Norte do Rio, e leva o nome de Escola de Esportes Sempre Flamengo. O uniforme (calção e camisa) são gratuitos e os atletas ainda ganham lanches.

 

 

 

Ao longo deste ano, o Governo do Estado prevê a inauguração de outros cinco núcleos da escola de basquete do Flamengo. Ao todo, a meta é beneficiar 900 alunos nos seis espaços esportivos.

 

 

 

Alex Silva, de 11 anos, que já praticava futsal na Vila Olímpica, descobriu a paixão pela nova modalidade.

 – Adoro basquete e quero continuar jogando por muitos anos. Sempre gostei de assistir aos jogos e, quando vi que podia aprender a jogar, me inscrevi na escolinha – contou Alex.

 

 

 

Com 14 anos, Andressa Ribeiro sai do bairro da Piedade, também na Zona Norte, para treinar na escolinha do Flamengo. No início, a adolescente achava que não levava jeito para esportes, mas como sempre gostou do basquete, resolveu se dar uma chance. Com uma família que a incentiva a jogar, ela quer continuar a se aprimorando no basquete para integrar, no futuro, uma equipe profissional.

 

– O basquete me abriu as portas. Tentei jogar futebol, mas não era muito boa. Me encontrei nesta modalidade – disse Andressa.

 

 

 

Para o professor da escolinha Roberto de Almeida, de 47 anos, é importante que os jovens tenham oportunidades como essa.

 – Da Vila Olímpica do Sampaio, a gente pode treinar esses meninos e meninas para vagas em clubes, por exemplo. É muito bom ter a oportunidade de construir um talento desde o início, ainda mais em uma comunidade – afirmou Roberto.

 

 

Vagas

A Escola de Esportes Sempre Flamengo ainda está com vagas abertas e a única exigência é que a criança esteja estudando. A supervisão da unidade esportiva ficará a cargo do departamento de esportes olímpicos do clube e a intenção é que os destaques possam integrar as equipes de base do basquete rubro-negro como parte do programa de fomento à formação de atletas.