Início Plantão Rio Escola nacional de circo está de volta à Praça da Bandeira

Escola nacional de circo está de volta à Praça da Bandeira

A Escola Nacional de Circo (ENC) está de volta à Praça da Bandeira. Profissionais circenses fizeram, na noite desta segunda-feira (17/12), a festa de abertura das novas instalações no tradicional endereço.

O espetáculo Cine Circo, que trouxe os gêneros da telona ao picadeiro, e a formatura das turmas de 2012 marcaram a comemoração pelos 30 anos da ENC. Técnicas circenses de arame alto, trapézio e acrobacias com artistas fazendo alusão a personagens cinematográficos encantaram a plateia.

Depois de três anos funcionando no espaço improvisado da Estação de Ferro da Leopoldina, a ENC teve suas instalações ampliadas em até três vezes, após a obra realizada com investimentos do Governo do Estado.

– Fomos coroados com esse espaço que tem uma estrutura de primeiro mundo, o que é fundamental para a prática circense. Agora temos sala de musculação e de dança com mais de sete metros de altura, fundamental para o desenvolvimento de técnica aéreas. Ganhamos até uma biblioteca – comemorou o diretor da Escola Nacional de Circo, Zezo Oliveira.

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, a secretária de Cultura, Adriana Rattes, e o presidente da Fundação Nacional das Artes (Funarte) Antônio Graça, descerraram a placa de inauguração. Após visita às salas, as autoridades assistiram ao espetáculo.

– É muito importante que a escola tenha tido esse reconhecimento e tenha um espaço como esse para trabalhar. Os próximos anos serão importantes para construirmos a história da arte circense no Brasil – afirmou Adriana Rattes, que juntamente com a ministra recebeu um trófeu confeccionado pelo artista plástico Diogo Monteiro.

Terminando o curso regular, o ator e circense Orlando Caldeira, de 27 anos, realizou um duo acrobático com a amiga Ágatha Moreira baseado na temática Love Story. Especialista em equilíbrio e portagem, ele pretende continuar na ENC para as aulas de reciclagem.

– O circo abriu mais portas e completou minha formação. A escola agora está o máximo e temos um porte europeu, com estrutura para suprir a demanda de pessoas de outros estados. Agora que terminei o curso, volto para fazer a reciclagem – adiantou.

Em 2009, a ENC precisou deixar suas instalações na Praça da Bandeira por causa das obras no metrô no local. As aulas passaram a ser realizadas no pátio da Estação Leopoldina, no Santo Cristo.