Início Plantão Rio Escolas estaduais do Rio ampliam a oferta de idiomas estrangeiros

Escolas estaduais do Rio ampliam a oferta de idiomas estrangeiros

aula-lingua-estrangeiraNatan Siqueira entra na sala de aula do Ciep 449 Governador Leonel de Moura Brizola, em Niterói, cumprimentando a professora com um “bonjour”, expressão que significa “bom dia” em francês. O jovem de 14 anos, assim como outros 71 alunos, está tendo contato pela primeira vez com uma língua não muito ouvida em São Gonçalo, município onde mora. Ao terminar o Ensino Fundamental, Natan decidiu fazer prova para a escola intercultural, que tem o Francês como idioma oficial, ao lado do Português.

 

Além do Ciep de Niterói, outras duas escolas oferecem ensino bilíngue na rede estadual, em Espanhol e Inglês. Nestas três unidades do programa Dupla Escola, além das disciplinas da Base Nacional Comum, o currículo oferece as específicas que vão desenvolver as competências e habilidades dentro da língua estrangeira. Todas disponibilizam, semanalmente, 16 tempos de aulas em outros idiomas.

 

De acordo com a coordenadora do programa Dupla Escola, Maria Aparecida Jacomelli, a ideia da Secretaria de Educação é oferecer cada vez mais oportunidades e despertar o interesse de estudantes e professores pela formação em outras línguas.

 

“Essa iniciativa da secretaria oferece ao aluno novas perspectivas”, disse Aparecida.

 

O professor de Geografia do Colégio Estadual Hispano-Brasileiro João Cabral, Fernando da Silva, acredita que o conhecimento da cultura do país cuja língua está sendo estudada é muito importante para esta integração. Fernando conta que, em suas aulas, por exemplo, não trata apenas do relevo geopolítico do Brasil, mas também da Espanha.

 

“Quando saírem da escola, os jovens conhecerão não só o Espanhol, mas também a realidade do país”, explicou o professor.

 

Governo do Rio