Início Cultura Escritora com síndrome de Down vence o Prêmio Cromossomo 21 de Literatura e Inovação

Escritora com síndrome de Down vence o Prêmio Cromossomo 21 de Literatura e Inovação

Obra de ficção ‘Taragô’, escrita por Fernanda Machado, será lançada no dia 9/12, às 19h, com transmissão online pelo Facebook do projeto Cromossomo 21

A gaúcha Fernanda Machado é a vencedora da primeira edição do Prêmio Cromossomo 21 de Literatura e Inovação, projeto idealizado pelo educador social Alex Duarte, que visa descobrir novos escritores com deficiência intelectual no Brasil.

“Taragô”, obra de ficção escrita por Fernanda, acompanha a história da adolescente Nândhya Luz, que descobre um misterioso e mágico portal que a levará conhecer sua verdadeira história. Ela entende que sua vida foi dividida entre dois planetas diferentes. E que a sua origem e sua ancestralidade real vieram de alguns planetas. Assim como a autora da obra, a personagem do livro também tem síndrome de Down.

Fernanda Machado, que é formada em Design Gráfico, concorreu com mais de 40 histórias, rendendo um contrato para a publicação da versão impressa da sua obra pela editora Champions. A vencedora do concurso também recebeu uma assessoria completa em todas as fases do projeto: revisão, diagramação, impressão, até o lançamento do livro. Todo o valor das vendas dos livros será revertido para a escritora. A obra estará disponível para a venda a partir do dia 9 de dezembro, logo após o lançamento, através do site: www.tarago.com.br

“Taragô” prevê um novo momento para a literatura brasileira, encorajando adultos com deficiência a serem vozes orquestradas para a mudança, ou a expressar o protagonismo através de suas próprias narrativas.  E com Fernanda se narra o mundo que vemos de dentro pra fora, refletindo nela o poder de humanizar, empoderar e entreter.

BIOGRAFIA DE FERNANDA- Fernanda Schacker Machado nasceu em Porto Alegre, é formada em Design Gráfico, tem síndrome de Down e muita criatividade e imaginação. “Amo o mundo dos livros e das artes. Desde o primeiro ano do ensino médio comecei a desenvolver a minha escrita. Lembro que havia escrito uma pequena biografia chamada “Um pouco de minha vida”. Cursou a graduação em Design Gráfico sempre focada na construção e editoração de livros, e afirmando que seu projeto final seria um livro. “Com este sonho e com o desejo de colaborar com a inclusão social, meu projeto final foi ‘Um Guia de Diagramação para um livro acessível’”, ressalta.

Fernanda também foi uma das participantes da Expedição 21- Primeira Imersão de Empoderamento para pessoas com deficiência intelectual, que se transformou em documentário e hoje está disponível em todas as plataformas do Brasil.

SOBRE O LIVRO- “Taragô” nasce através do ponto de vista de uma jovem com síndrome de Down, Nândhya, que busca conhecer e acessar suas origens. Ou seria através da narrativa da autora Fernanda Machado? Não importa. Tanto a escritora como a personagem do livro nos apresentam uma profunda e individual reflexão: A qual mundo (espaço) eu pertenço? Para onde eu desejo seguir? Quem é o bem e quem é o mal na nossa história?

O livro cumpre a função da viagem interior que todos nós desejamos fazer na vida. Tem magia, tem amor, frustração, descobertas, tem escolhas. Ler “Taragô” é fazer um passeio por todo o espectro imaginário da escritora Fernanda, narrativa essa de quem escolheu a literatura para falar dos seus sentimentos.

Ela é quem dita as regras, quem decide o rumo da história e a construção dos personagens. Fernanda é quem dá nome aos mundos, prevê acontecimentos, é quem faz um estudo dos seres incríveis saídos da sua imaginação. A autora tem o livre arbítrio para decidir o que bem entender. Tem coisa mais bela do que isso?

EXPEDIENTE:

Livro escrito por: Fernanda Machado

Live de lançamento no dia 9/12, às 19h, no Facebook do projeto Cromossomo 21.

Projeto Gráfico: Igor Guedes

Revisão: Gabi Pazos

Realização: Cromossomo 21, de Alex Duarte

Editora: Champions LTDA

Apoio: Espaço Laser, Muleke Muleka e Dipromed

Site Oficial: http://www.tarago.com.br

ATENDIMENTO À IMPRENSA

KB Comunicação

[email protected]