Início Plantão Barra Escultura com o símbolo dos Jogos Paralímpicos já é o mais novo...

Escultura com o símbolo dos Jogos Paralímpicos já é o mais novo point turístico do Rio

02/09/2016. Jogos Paralímpicos. Inauguração Escultura. Agitos

 

Inaugurada dia 2 de setembro,  no fim de semana, a  escultura do símbolo dos Jogos Paralímpicos Rio 2016  já  bateu recorde de visitações de cariocas e turistas. Assim como os aros, os agitos são feitos de plástico reciclado, em uma obra de arte de 4 metros de altura por 3 metros de comprimento. As peças também têm texturas e odor, proporcionando inclusão e interatividade.  Para os  agitos, a produtora e artista plástica Elisa Brasil – que também foi responsável pela construção da obra exposta em Copacabana durante os Jogos Olímpicos – fez parceria com o cenógrafo Tejota Bastos na criação capaz de aguçar os cinco sentidos. O agito azul, por exemplo, foi feito com uma tela por fora e garrafas de amaciantes recicladas por dentro, para o cheiro de limpeza ser facilmente reconhecido. O agito vermelho contém tampinha de garrafas de guaraná e o verde, sacos plásticos reciclados trançados com cheiro de menta.

 

 

 

Na técnica de reciclagem usada pelos artistas, o plástico é triturado, aquecido e prensado para formar uma nova chapa, que compõe a base de cada agito. Garrafas PET foram reutilizadas para preencher a base da escultura e dar mais resistência a todas as peças, construídas juntas. A escultura é feita com plástico reciclado coletado em vários pontos de apoio da prefeitura e da ONG Eccoponto por jovens de escolas municipais que, por meio do Projeto Transforma, tiveram a oportunidade de aprender e acompanhar o processo de criação. 

 

 

 

Elisa e Tejota  foram contratados pela empresa social holandesa Dopper, conhecida mundialmente por trabalhar pela reciclagem do plástico e conscientização do impacto que o uso e descarte impensado deste material têm no planeta. “A Dopper se orgulha em fazer parte de um projeto autêntico, que busca ao mesmo tempo incluir e conscientizar. Ficamos felizes quando chegamos a um resultado que trata o tema de forma leve e interativa”, afirma Ellen Sluis, embaixadora da Dopper no Brasil. Elisa também comemora a parceria: “Acreditamos que essa escultura cumpre seu papel em enviar a mensagem que pretendemos para todo o mundo”.

 

 

Acessível ao público e localizada em um dos principais pontos turísticos do Rio, a escultura tem tudo para se tornar mais um sucesso de fotos nas redes sociais, a exemplo dos aros olímpicos do Parque Madureira, da pira da Candelária e da hashtag #CidadeOlímpica, na Praça Mauá.