Início Plantão Rio Espaço de diálogo com a sociedade, Arena Socioambiental abre neste sábado

Espaço de diálogo com a sociedade, Arena Socioambiental abre neste sábado

A Arena Socioambiental – um dos eventos paralelos à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20 – será aberta ao público na manhã deste sábado (16). Espaço de diálogo entre o governo e a sociedade civil sobre temas como desenvolvimento, conservação ambiental, sustentabilidade e inclusão social, ela vai funcionar no Aterro do Flamengo, na capital fluminense.

Com o tema “Enfrentamento à Pobreza e Desenvolvimento Sustentável”, o primeiro painel da Arena Encontro Globais, na Arena Socioambiental, reunirá as ministras do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e o presidente do Conselho Nacional das Comunidades Extrativistas, Manoel Cunha.

O painel será transmitido ao vivo via internet no blog oficial da Arena Socioambiental (http://arenasocioambiental.org) a partir das 11h15. Os internautas poderão participar enviando perguntas e comentários pelo Twitter com a hashtag #ArenaRio20 ou pela fan page no Facebook.

O espaço Arena Encontros Globais tem capacidade para 350 pessoas e haverá tradução simultânea português-inglês e interpretação em Libras.
Piso de Proteção – Às 15h de sábado, Tereza Campello apresenta a proposta do governo brasileiro no painel “Piso de Proteção Socioambiental”. Participam representantes do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e da Oxfam International. O painel também será transmitido via internet.

Até sexta-feira (22) da próxima semana, haverá programação cultural e dois debates diários com transmissão ao vivo e interativa pela internet, nos quais nomes de destaque do governo, representantes da sociedade civil e convidados tratarão dos desafios do desenvolvimento sustentável. Pela manhã, os debates serão online com representantes da sociedade civil.

Lula – A programação inicial previa a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura oficial da Arena Socioambiental. No entanto, ele cancelou o compromisso por recomendação médica, segundo a assessoria de imprensa do Instituto Lula.

Na quarta-feira (13), o ex-presidente foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para retirada do cateter subcutâneo implantado há sete meses, por meio do qual recebeu o medicamento quimioterápico que fez parte do bem-sucedido tratamento para curar o câncer de laringe diagnosticado em outubro do ano passado. Nesta quinta-feira (14), ele recebeu alta, mas foi orientado a reduzir suas atividades, o que o levou a cancelar a participação na abertura da Arena Socioambiental.

 

Programação da abertura da Arena Socioambiental
9h40 – Recepção
Recepção de ministros e convidados na sala VIP.
10h  – Visitas
Visita à Praça da Sociobiodiversidade, ao Café+20 e à Exposição Portinari+Brasileir@s.
11h – Abertura
Solenidade de abertura da Arena Socioambiental com execução do Hino Nacional pelo Grupo Patubatê. Boas-vindas da ministra Tereza Campello, agradecimento às autoridades e demais pessoas presentes e leitura de mensagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
11h15 – Painel: Enfrentamento à Pobreza e Desenvolvimento Sustentável
O debate de abertura da Arena Socioambiental trata dos avanços e desafios da erradicação da pobreza no Brasil. Entre eles, o de promover a inclusão social com conservação ambiental. É possível construir um futuro justo e seguro para a humanidade respeitando os limites ambientais do planeta?

 

Mais informações sobre a Rio+20 e a Arena Socioambiental

Blog:  www.arenasocioambiental.org

 

Facebook:
Arena Socioambiental (http://www.facebook.com/ArenaRio20)
Portal MDS (https://www.facebook.com/pages/PortalMDS/296135843735359)
Brasil Sem Miséria (https://www.facebook.com/PlanoBrasilSemMiseria)

 

Twitter:
@ArenaRio20
@MDSComunicacao
@BrasilSeMiseria

Youtube:
Arena Socioambiental (http://www.youtube.com/ArenaSocioambiental)
Mdscomunicacao (http://www.youtube.com/mdscomunicacao)
Brasilsemmiseria (http://www.youtube.com/brasilsemmiseria)

 

Fonte: Ascom/MDS