Início Plantão Barra Espaço na Rio + 20 leva a experiência do grupo Pão de...

Espaço na Rio + 20 leva a experiência do grupo Pão de Açúcar para o evento

A rede Pão de Açúcar terá um espaço de 200m² no Pavilhão 2 do Riocentro durante a Rio +20, entre 13 e 22 de junho,  e levará parte do seu sortimento oferecido nas lojas, com foco em produtos saudáveis e orgânicos.  Integrado com os pilares da marca, alguns detalhes foram pensados cuidadosamente, seguindo critérios de seus modelos de Lojas Verdes.  Os carrinhos e cestos de compras são compostos por materiais reciclados, fibras naturais ( sisal, sílica de arroz e casca do coco) e as sacolas produzidas em algodão cru, sem produtos químicos e tinta à base de água. Na montagem do espaço foram utilizados painéis em  material OSB, produzido a partir de toras de madeira de florestas sustentáveis, 100% reflorestadas, como o Pinus e caixotes de madeira que serão reutilizados nas lojas do Pão de Açúcar. Os uniformes dos colaboradores foram feitos com materiais ecologicamente corretos, como o pneu reciclado na sola dos tênis, malha pet com tinta á base de água nas camisetas.

 

 

Com cinco Lojas Verdes em São Paulo e uma em Goiânia, a rede tem planos de inaugurar as próximas unidades dentro deste conceito.  Construídas a partir dos padrões de sustentabilidade, as unidades reúnem num mesmo espaço físico todas as práticas de consumo consciente já realizadas pelo Grupo Pão de Açúcar.  A primeira Loja Verde da América Latina foi aberta ao público em 2008, na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo. Atendendo a todos os critérios de certificação definidos pelo Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), que avalia os padrões de construção sustentável, a unidade conquistou em 2009 a aprovação do Conselho dos Estados Unidos para Construções Verdes (United States Green Building Council – USGBC).

 

Entre os requisitos exigidos para a certificação estão a eficiência no uso de recursos e a diminuição do impacto socioambiental no processo da edificação, com eficiência no uso de energia, no consumo de água e na aplicação e utilização responsável dos materiais nas instalações.

 

O novo modelo de loja emprega tecnologias que permitem a economia de 10% de energia em relação a uma loja normal do mesmo porte. Além disso, 100% da energia utilizada vem de fontes renováveis, o que representa na redução de gás carbônico de 34 mil toneladas ao ano, o equivalente ao reflorestamento de mais de 190 mil árvores. O moderno sistema de ar-condicionado contribui com a redução de 10% do consumo de energia quando comparado a um sistema tradicional.

 

A instalação de torneiras e válvulas especiais garante uma diminuição de 40% no consumo de água em relação a uma loja tradicional. No aquecimento da água para os chuveiros dos vestiários, é utilizado o calor excedente da casa de máquinas, gerando uma economia de 48 mil KW/h.

 

Na construção das lojas verdes foram identificadas mais de 50 iniciativas que estão, aos poucos, sendo replicadas em todas as inaugurações de novas lojas do Pão de Açúcar, que estão sendo consideradas lojas com critérios sustentáveis.

 

 

  Fonte: Erica Ramos    | Approach