Início Plantão Rio Espaços de Desenvolvimento Infantil na Zona Norte

Espaços de Desenvolvimento Infantil na Zona Norte

A Prefeitura do Rio entregou nesta sexta-feira, dia 11, os Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) Padre Nelson Carlos Del Mômaco, no Jacarezinho, e Doutor Domingos Arthur Machado Filho, em Manguinhos, na Zona Norte. Com a abertura das duas unidades, a região passa a contar com mais 300 vagas para creche e pré-escola. No caso do Jacarezinho, a unidade funciona em um espaço que antes era conhecido como "cracolândia". Em abril, o local foi alvo da Operação Choque de Ordem da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), que demoliu mais de 40 construções irregulares e acolheu cerca de 50 menores.
 
O prefeito Eduardo Paes inaugurou as duas unidades ao lado dos secretários municipais de Educação, Cláudia Costin; de Habitação, Pierre Batista, e de Assistência Social, Fernando William, além do subprefeito da Zona Norte, André Luiz Santos. No Jacarezinho, após assistir à apresentação teatral de alunos da Escola Municipal Professor Affonso Várzea, o prefeito destacou a importância do projeto para os bairros da Zona Norte.
 
– Eu diria que hoje é um dia simbólico, que representa o que desejamos para toda a cidade. Aqui existia uma área de degradação, onde as pessoas eram levadas para o vício, e se transformou em um espaço voltado ao desenvolvimento infantil. É sempre uma satisfação enorme apostar no futuro dessa cidade. Nada me deixa mais feliz – disse o prefeito.
A secretária de Educação também falou sobre a revitalização daquele local.
 
– Minha maior alegria é ver um EDI no Jacarezinho, que já foi ponto de crack e de exploração sexual de crianças e adolescentes. Requalificar essa área e atender a estas crianças, que tanto precisavam, é realmente muito bom – afirmou a secretária.
 
Cláudia Costin destacou, ainda, a importância de se investir com competência na ampliação de vagas em creches e escolas.
 
– Não se trata apenas de ampliar o número de vagas, mas ampliar com qualidade, para que o futuro de crianças e jovens seja construído adequadamente – explicou.
 
Cada unidade tem capacidade para atender até 150 crianças com idades entre 3 meses e 5 anos e meio e conta com cerca de 25 funcionários. São equipadas com dois berçários, quatro salas de atividades, um espaço para primeiros atendimentos, refeitório, solário, lactário, biblioteca, brinquedoteca, pátio coberto e área de lazer com parquinho. Com a abertura dos novos EDIs, a cidade passa a ter nove unidades em funcionamento.
 
O EDI Padre Nelson Carlos Del Mônaco fica na Avenida Dom Hélder Câmara, 1.811, próximo à Escola de Samba Unidos do Jacarezinho, embaixo da linha do Metrô. Já a EDI Doutor Domingos Arthur Machado Filho situa-se na Avenida Leopoldo Bulhões, 405.
 
O que é o Espaço de Desenvolvimento Infantil?
O novo modelo de atendimento à primeira infância implantado pela Prefeitura do Rio integra a creche e a pré-escola em uma única unidade. De acordo com esta nova abordagem, as crianças são estimuladas a desenvolverem a apredizagem através, por exemplo, da convivência com os livros. Para isso, contam com o apoio de agentes auxiliares de creche devidamente capacitados.
 
A integração com as famílias é outro ponto fundamental do projeto, que tem o objetivo de promover o diálogo constante entre os pais e a escola. Além disso, os EDIs recebem a visita periódica de agentes de saúde da primeira infância em suas Salas de Atendimento em Saúde para orientar os responsáveis.
 
A idéia da implantação dos EDIs ganhou força após seminário sobre a primeira infância, realizado pela Prefeitura do Rio e o Banco Mundial no ano passado. No evento, especialistas reafirmaram as estatísticas positivas no ensino fundamental para crianças que tiveram a aprendizagem estimulada em creches e pré-escolas.

Fonte: Prefeitura do Rio