Início Plantão Barra Especialistas apontam os riscos mais comuns em procedimentos estéticos

Especialistas apontam os riscos mais comuns em procedimentos estéticos

Cirurgia-entre-os-jovens

 

Faltam poucos dias para o carnaval. Mudar a aparência é desejo da maioria das pessoas, principalmente das mulheres. Em meio a ansiedade para ficar mais atraente, quem opta por fazer intervenções estéticas deve ter bastante cautela antes de se entregar aos cuidados de um profissional. 

 

 cirurgia-plastica

Segundo a dermatologista Jeanne Herdy, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, qualquer procedimento deve ser feito com um médico especialista, que são os mais bem preparados e responsáveis. “A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) faz alerta às autoridades de saúde para o risco de aplicações de substâncias na pele por pessoas não médicas. Os procedimentos estéticos podem parecer simples, mas não são. Para aplicação de substâncias no corpo é preciso conhecer a anatomia, fisiologia, imunologia e as interações dos medicamentos que são utilizados no processo” diz a médica, lembrando que, além disso, o mais importante é conhecer as prováveis complicações que podem surgir com os procedimentos e saber tratá-las de forma adequada.” Isto pode salvar a vida dos pacientes. Portanto, este caso nos faz refletir e serve de alerta mais uma vez para a importância da realização de procedimentos estéticos por um médico especialista, profissional que é apto para lidar, inclusive, com as possíveis complicações“ relata Jeanne.

 

 

 

O site da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) pode ser acessado e o paciente consultar se o médico que vai fazer o procedimento pertence à entidade. ”Procedimentos feitos no consultório, que só atingem a pele superficialmente, não exigem exames prévios, são minimamente invasivos e muito seguros” diz a especialista.

 

 

 

O cirurgião plástico Matthews Herdy, Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, explica que uma boa preparação para uma cirurgia plástica pode reduzir o perigo das complicações.” As primeiras consultas com o médico são as mais importantes, porque nelas será traçado o perfil do paciente, para saber se ele faz uso de medicações, tem alguma alergia ou sofre de doenças. Segundo o cirurgião, é comum um paciente querer esconder algumas informações para conseguir se operar e por isso é obrigatório para ele exames e imagens, principalmente cardiopulmonares.

 

 

 

A fim de evitar qualquer tipo de complicação, Matthews Herdy orienta sobre os determinados aspectos antes dos candidatos à uma cirurgia plástica entrarem em um centro cirúrgico. Veja a seguir:

Procedimento: Escolha um procedimento que é ideal para você. Pesquise extensamente e tenha expectativas realistas. Se você vai realizar diversos procedimentos, tenha certeza de que a cirurgia pode ser finalizada em uma quantidade segura de tempo. Um procedimento estético típico pode ser finalizado em 1 a 3 horas. Uma combinação de procedimentos não deve demorar mais do que 5 a 6

horas.

 

Paciente: É essencial que o cirurgião plástico realize uma avaliação médica para determinar se você tem riscos de complicações ou se é um mau candidato a cirurgia estética. Revele qualquer problema de saúde e/ou procedimentos anteriores que você realizou.

 

 

Cirurgião: Escolha um cirurgião que seja licenciado pelo conselho de medicina local, com experiência no procedimento pelo qual você vai passar e que possua um excelente histórico médico de segurança. Verifique as credenciais de treinamento com o conselho de medicina do país dele.

 

 

Ambiente Cirúrgico: Os padrões variam de acordo com o país. Se a cirurgia será realizada em um hospital, tenha certeza de que o hospital é creditado ou credenciado pelos órgãos locais. Peça por informações de certificado e o nome do corpo de certificação. Se um centro cirúrgico ambulatorial será utilizado, procure saber se ele é credenciado pela Associação Americana para Credenciamento de Cirurgia Ambulatorial Internacional (American Association for Accreditation for Ambulatory Surgery Facilities International (AAAASFI)), por uma organização internacional que oferece credenciamento de instalações cirúrgicas ou um corpo similar de credenciamento e acreditação.

 

 

Conheça os procedimentos estéticos e cirurgias plásticas mais procurados pelas mulheres Brasileiras
● Botox-
● CO2 Fracionado-
● Carboxiterapia facial e corporal-
● Lipoaspiração –
● Preenchimentos-
● Implante de silicone nos seios e nos glúteos-