Início Plantão Rio Espetáculo “O Ponto” de Gardi Hutter

Espetáculo “O Ponto” de Gardi Hutter

Gardi Hutter, a palhaça suíça que tem quase 30 anos de carreira, apresenta no Brasil seu mais novo espetáculo solo intitulado “O Ponto”, após turnê em toda a Europa em novembro deste ano. A montagem inédita chega ao país para prestigiar o público brasileiro com temporada nos espaços da CAIXA Cultural Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo.

Neste espetáculo, Joana – personalidade clown consagrada na peça Joana D’arpo – é um “ponto” que vive para o teatro e também sob o teatro. Trata-se da memória viva dos atores durante suas apresentações: uma vez esquecida a fala, cabe ao “ponto”, discretamente, sussurrar o trecho que se segue.

Tendo constituído seu lar embaixo de um palco antigo, Joana é uma trabalhadora apaixonada, que tem a vantagem de quase não precisar sair da cama para cumprir a sua função. Apesar de passar os seus dias na sombra, a vida de Joana não deixa de ter o seu encanto. Falta luz, mas não diversão. No subsolo, ela aprendeu a se divertir de uma forma propriamente sua.

Olhando para o mundo através de uma estreita abertura no chão, ela sabe toda a peça e conhece cada um dos intérpretes. Ela reconhece os atores somente pela voz e pelo cheiro dos pés. Porém, ninguém a conhece. A sua existência só é recordada quando a fala é esquecida. Quando um dos atores se perde no texto, a voz do ponto mostra o caminho a seguir.

Um dia, o velho teatro é substituído por outro mais moderno. Mas ninguém se lembra de informar a apontadora do que estava por acontecer.

A artista

Gardi Hutter formou-se como atriz pela Academia de Artes Dramáticas em Zurique, na Suíça. Já recebeu 11 prêmios culturais, fez turnês em 24 países com mais de 2.800 apresentações e é referência na arte da palhaçaria internacional. Esta é a quinta vez que se apresenta no Brasil.

Trabalhou durante três anos em colaboração com o CRT – Centro di Ricerca per il Teatro of Milan (Itália). Participou de uma temporada do Circo Nacional da Suíça, o Circo Knie 2000, tendo trabalhado com grandes mestres da arte clown como Nani Colombaioni e Ferruccio Cainero.

Depois das apresentações no Rio de Janeiro (de 03 a 06 de dezembro), o espetáculo segue para a CAIXA Cultural de Brasília (de 10 a 13 de dezembro) e CAIXA Cultural São Paulo (de 17 a 20 de dezembro).

Ficha Técnica:
Solo: Gardi Hutter/ Direção: Fritzi Bisenz e Ueli Bichsel/ Música: Franco Feruglio/ Luz e som: Rosario Ilardo/ Assistência: Cristina Elias/ Arte Gráfica: Jorge Zargazazu/ Assistente de Produção: Sandra Pestana/ Teatro de Senhoritas/ Diretor de Produção: Pedro de Freitas, Périplo Produções/ Realização: Lume Teatro

SERVIÇO:
Espetáculo “O Ponto” de Gardi Hutter
Duração: 80min
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro Nelson Rodrigues
Endereço: Av. Chile, 230, Anexo – Centro, Rio de Janeiro-RJ (próximo Metrô: Estação Carioca)
Telefones: (21) 2262-8152/ 2262-0942.
Datas: de 03 a 06 de dezembro de 2009
Horários: de quinta-feira a sábado, às 21h. Domingo, às 20h.
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia entrada para estudantes e idosos)
Horário da bilheteria: terça a domingo das 15h às 20h.
Capacidade: 388 pessoas (sendo 2 para cadeirantes)
Classificação: Livre
Acesso para portadores de necessidades especiais

Outras informações no site da artista www.gardihutter.com

 

 

Fonte: Caixa