Início Plantão Rio Esquema especial de Segurança

Esquema especial de Segurança

Visando proporcionar maior segurança ao eleitor, bem como a todo o processo eleitoral, a Polícia Militar contará com o reforço de 26.598 policiais militares empregados com 2.309 viaturas operacionais e motos. O forte esquema de segurança para as Eleições 2010 começará a partir deste sábado (2/10) e só terminará após a conclusão da apuração.

Os policiais militares atuarão na escolta das urnas, no policiamento dos locais de votação e na apuração dos votos. Crimes eleitorais, como boca de urna, compra de votos, distribuição ilegal de material de campanha, entre outros que possam ser cometidos durante a eleição, serão combatidos em apoio à Justiça Eleitoral.

O esquema de policiamento contará com 12.530 policiais na capital, sendo utilizadas 1.169 viaturas operacionais. A Baixada Fluminense terá 3.896 policiais com 243 viaturas. Já o interior do Estado contará com 10.172 policiais e 897 viaturas operacionais. O Grupamento Aéreo Marítimo (GAM) dará apoio ao esquema com 2 helicópteros. O Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) terá quatro equipes forças de choque e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) terá uma equipe de prontidão.

Serão patrulhados todos os locais de votação, como clubes e escolas, além dos terminais rodoviários, marítimos, estações do Metrô, Avenida Brasil, Linhas Amarela e Vermelha, pontos turísticos, orla marítima e complexos penitenciários.

Serão mantidos o policiamento ordinário, bem como o emprego do policiamento no Campeonato Brasileiro. 

Fonte: Por Ascom da Polícia Militar