Início Plantão Barra Está aberto o Carnaval 2011 no Rio

Está aberto o Carnaval 2011 no Rio

Prefeito do Rio entregou a chave da cidade para Rei Momo

O prefeito Eduardo Paes declarou aberto o Carnaval 2011 na Cidade do Rio de Janeiro ao entregar, nesta sexta-feira, dia 4, a chave da cidade para a Corte Real do Carnaval (Rei Momo, rainha e princesas). A cerimônia aconteceu no Palácio da Cidade e reuniu o secretário de Turismo e presidente da Riotur, Antônio Pedro Figueira de Mello, integrantes da escola de samba Unidos da Tijuca, campeã do Carnaval 2010, e da Confraria do Garoto. Na ocasião, a chave também foi entregue ao personagem Blu, a arara-azul que protagoniza a animação em 3D "Rio", produzida pela 20th Century Fox e a Blue Sky Studios. O filme, que tem o Rio de Janeiro como cenário, chega aos cinemas em abril deste ano.
 
Ao lado do secretário de Turismo, o prefeito do Rio destacou o simbolismo da cerimônia:”É com grande alegria que passo a chave da cidade ao Rei Momo. Esse é, talvez, o momento mais solene de todos que já participei. A partir de agora, a cidade está nas mãos de uma fantástica figura”, declarou Paes, que também falou sobre as suas expectativas para o Carnaval deste ano. “Não tenho dúvida de que esse Carnaval será um enorme sucesso. Mas a gente sempre pede para que as pessoas se divirtam com equilíbrio e tranquilidade, sem desrespeito ou danos ao patrimônio público. Dessa maneira, teremos um Carnaval de muita alegria”, informou o prefeito, que enalteceu também a participação do público, por ser cada vez maior, na folia.”Os blocos estão nas ruas, organizados, os bailes estão voltando, e, agora, teremos os defiles na Sapucaí, com as escolas dando aquele show que já estão acostumadas a dar há tanto tempo".
 
Paes também prestou uma homenagem ao personagem Blu, a quem classificou como símbolo do renascimento do Rio. ”Ele representa o refundação de nossa cidade, que passou tanto tempo deprimida sob os olhares do mundo. Garantimos o direito de sediar a Copa de 2014, as Olimpíadas de 2016 e, agora, teremos um filme que levará a história de nossa cidade para o mundo inteiro".
 
Em seu discurso, o Rei Momo Milton Teixeira agradeceu as homenagens que tem recebido: ”Em nome da Prefeitura e da Riotur, agradeço imensamente pelo carinho que estamos recebendo. Essa cerimônia representa uma enorme responsabilidade, mas também muita honra, uma vez que estarei à frente de uma cidade que vive seu momento de ouro, com a organização de grandes eventos, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, e a revitalização do Porto”, concluiu.

O Sambódromo abre suas portas para o Carnaval a partir desta sexta-feira, às 17h, quando entrarão em cena as Escolas de Samba Mirins.

Fonte: Aib – Plantão Barra – Graça Paes