Início Plantão Brasil Estabelecimento limites

Estabelecimento limites

Os mototáxis e os serviços de entrega feitos pelos motoboys precisam de regulamentação, na avaliação do ministro das Cidades, Marcio Fortes. Para Fortes, é necessário, por exemplo, ter regras sobre o uso de capacetes por usuários de mototáxi, com atenção para a questão da higiene, uma vez que várias pessoas usam o mesmo equipamento.
O ministro também considera que é preciso discutir limites de velocidade para os motoboys que, geralmente, têm prazo curto para fazer entregas. Sobre a proibição de as motos trafegarem entre as faixas de trânsito, o ministro diz que deveria ser permitido somente quando o sinal estivesse fechado e com motos em baixa velocidade. Fortes considera que a forma como elas trafegam atualmente gera acidentes e brigas de trânsito.
— A moto, em princípio, é igual a qualquer veículo, igual ao ônibus, igual ao caminhão, igual a qualquer automóvel. Se a moto tem direito de andar em cima da faixa, eu também vou ter direito de colocar meu carro ali e começar a dirigir com a faixa no meio do carro. Imagine que ridícula essa situação — explicou.
No último dia 7, foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados projeto de lei que proíbe os motociclistas de trafegarem entre automóveis, ônibus e caminhões, o chamado "corredor", quando houver congestionamento ou semáforos fechados. A proposta do deputado Marcelo Guimarães Filho (PFL-BA) prevê que o motociclista respeite a distância lateral de 1,5 metro dos veículos. Para virar lei, o projeto ainda precisa de análise do Senado e da assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte: Agência Brasil