Início Plantão Rio Estação de tratamento de chorume

Estação de tratamento de chorume

A COMLURB inaugura, na próxima quarta-feira, às 9 h, a primeira fase das novas instalações da Estação de Tratamento de Efluentes Líquidos do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, que terá capacidade de tratar, diariamente, 960m³ de chorume. Após o término das obras, a Estação poderá absorver um total de 1920m³ de chorume/dia, tornando-se uma das maiores unidades de tratamento desse tipo de efluente do mundo.

A Estação fica na Avenida Monte Castelo, 1760. A iniciativa faz parte do processo de recuperação e manutenção, iniciado em 1997, do principal ponto de destinação final de resíduos sólidos do Município do Rio de Janeiro. A Comlurb trata os efluentes de Gramacho desde 1992, tendo, atualmente capacidade de tratar 380 m³/d.

O sistema de tratamento construído em Gramacho é composto de quatro etapas: tratamento preliminar do chorume bruto com equalização em lagoa, tratamento físico-químico de coagulação, clarificação e correção do pH, seguida de tratamento biológico aeróbio por lodos ativados. A última fase deste sistema consiste na passagem do líquido pelo processo nanofiltração, onde são removidas partículas na faixa de um nanômetro (milésima parte de um milímetro).

A nova estação de tratamento de chorume contribuirá para a melhoria da qualidade ambiental de Gramacho e para o aumento da vida útil do Aterro, uma vez que a redução da quantidade de líquido dentro do maciço de lixo melhora suas condições geotécnicas e operacionais.

Fonte: Ascom Comlurb