Início Plantão Rio Estácio, Mineira e Catumbi

Estácio, Mineira e Catumbi

Pelo menos 150 policiais de sete delegacias especializadas, com o apoio de helicóptero, fazem uma grande operação nas comunidades dos morros do Zinco, São Carlos e Querosene, no Estácio, e da Mineira, no Catumbi, na Zona Norte do Rio. Segundo informações do delegado Ronaldo Oliveira, diretor de Policia Especializada da Policia Civil, a meta da ação é combater o tráfico de drogas, identificando componentes das quadrilhas que atuam nas comunidades.

Houve reação dos criminosos e uma intensa troca de tiros ocorreu entre eles e os policiais. Um homem, ainda não identificado, foi ferido de raspão na cabeça, mas, apesar do sangramento, o ferimento não foi grave. Suspeito de ligação com o tráfico, ele está detido para averiguação. Outro foi preso com uma escopeta. Três outros bandidos teriam sido feridos na troca de tiros, mas estão foragidos numa mata próxima ao Morro da Mineira. Policiais vasculham a área em busca desses e de outros criminosos que fugiram para o local.

Um helicóptero com uma equipe jornalística da TV Globo, que cobria a operação, foi alvejado por três tiros disparados de um dos morros. Um dos projéteis atingiu o assoalho, o segundo, a região central, e o terceiro, a cauda da aeronave. Com problemas de dirigibilidade, a aeronave conseguiu fazer um pouso forçado no Aeroporto de Jacarepaguá. Ninguém saiu ferido do incidente. O helicóptero da polícia também foi alvo de disparos, mas não chegou a ser atingido.

Durante a ação, o prédio da Prefeitura do Rio, o Piranhão, foi atingido por tiros. No prédio principal, pelo menos cinco janelas foram alvejadas, duas delas no 14º andar, uma das sessões reservadas para o gabinete do prefeito Eduardo Paes. Janelas no 10º andar, onde funciona a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, e no 5º andar, que abriga a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, também foram atingidas. O edifício anexo foi alvejado numa janela do 11º andar. Segundo a prefeitura, ninguém ficou ferido.

Policiais derrubaram dois muros, no alto do Morro da Mineira, que serviam de escudo para bandidos. Dali, os traficantes atiravam em quem subia a Rua Itapiru. A polícia ocupa os pontos principais dos três morros. Foram apreendidos até agora cerca de 300 quilos de maconha.

 

Fonte: Agência Brasil