A Secretaria Estadual de Trabalho e Renda lançou na segunda-feira, no Morro Dona Marta, em Botafogo, o Plano Territorial de Qualificação Profissional (Planteq) no Estado do Rio. Na comunidade, serão qualificados 99 alunos, sendo 33 no curso de recepcionista para hotéis (com noções de inglês e espanhol) e 66 no curso de copeiro, garçom e barman. Os cursos são de 200 horas/aula.
Ao todo, o Planteq irá qualificar 3.234 educandos em 28 cursos gratuitos de capacitação profissional nos setores de Comércio e Serviços, Construção Civil, Metal-Mecânica, Indústria Naval, Turismo e Pesca, além de arranjos produtivos locais, em 54 municípios do Estado.
Os cursos serão executados por instituições de educação profissional e financiados com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego.
– Por determinação do governador Sérgio Cabral, criamos um plano de qualificação cujo objetivo é desenvolver cursos de capacitação de qualidade, que garantam a empregabilidade dos trabalhadores fluminenses. Somente assim nossos trabalhadores terão mais chance de assegurar uma vaga no mercado cada vez mais competitivo – destacou o secretário estadual de Trabalho e Renda, Ronald Ázaro.
O plano inclui cursos para operador de telemarketing, cuidador de idosos, auxiliar administrativo, camareira, copeiro, garçom, barman, cozinheiro, pedreiro, eletricista, pintor predial, carpinteiro naval, montador, recepcionista de hotel, modelista de calçados, pintor de estruturas metálicas e maçariqueiro.
A maior parte das vagas exige ensino médio, mas também há chances para quem apenas concluiu o ensino fundamental. Os cursos destinam-se aos moradores dos respectivos municípios. Para a seleção e matrícula foram considerados os pré-requisitos exigidos para cada curso. O material didático e certificados são gratuitos.
– Os cursos são distribuídos de acordo com as vocações e potencialidades econômicas identificadas no estado, sempre visando a qualificar o trabalhador para empregá-lo ou fazê-lo gerar renda – observou Ázaro.
A próxima aula inaugural acontece no dia 25, com a presença do ministro do Trabalho, no Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda, em Campo Grande. No local, serão qualificados 66 alunos no curso de cuidador de idosos.
Fonte: Correio do Brasil