Início Plantão Rio Estado doa carros a equipamento de atendimento à mulher em dez municípios

Estado doa carros a equipamento de atendimento à mulher em dez municípios

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos entregou, nesta quarta-feira, 30 de maio, onze carros para fortalecer o atendimento às mulheres vítimas de violência em dez municípios do estado. Os veículos foram adquiridos com recursos da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e do Governo do Estado, através da SEASDH.

 

 

Os automóveis irão atender exclusivamente aos equipamentos de atendimento à mulher dos municípios, conforme pactuado pelas três esferas de governo. Os municípios beneficiados são Duque de Caxias, Macaé, Mesquita, Nova Iguaçu, Petrópolis, Quissamã, São João de Meriti, Seropédica, Volta Redonda e São Gonçalo – este último beneficiado com dois veículos.

 

– Estamos aqui encaminhando políticas de proteção à mulher, que estão ligadas tanto à autonomia econômica e financeira das mulheres, quanto à questão do enfrentamento à violência e quanto à questão cultural . Nós trabalhamos a transformação dessas políticas a partir desses três eixos. Esses municípios são os que mais têm se destacado no desempenho das políticas para a mulher e por isso têm necessidade de espaços cada vez melhor equipados para atenderem essas mulheres”, explicou a superintendente de Direitos da Mulher da Secretaria, Ângela Fontes.

 

A prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama, representou osprefeitos das cidades beneficiadas com os veículos e ressaltou a importância dos serviços de proteção à mulher e da parceria das três esferas de governo em prol disso.

 

“Hoje é um momento muito importante de parceria entre o Governo Federal, o Estadual e os municípios. A violência contra a mulher é uma coisa traumatizante. Todos nós já conhecemos alguma vítima de violência doméstica e antigamente ninguém se metia. Hoje, através desses serviços de proteção, a gente tem recuperado a dignidade de muitas mulheres”, afirmou a prefeita.

 

Coordenadora do Centro de Referência da Mulher de Macaé, Cleusa Carvalho explicou a necessidade do veículo para os equipamentos de atendimento à mulher vitima de violência.

 

– Esse carro vai ser muito útil para acolher melhor as mulheres que chegam até nós bastante fragilizadas e até feridas. Nós as levamos a Instituto Médico Legal, aos hospitais e ao Ministério Público, esse carros será utilizado para isso”, disse a coordenadora, que representou todas as coordenadoras de equipamentos de atendimento a mulher, que receberam os carros.

 

A subsecretária de Políticas Pública para as Mulheres de São Gonçalo, Marisa Chaves, agradeceu pelo reforço nos serviços prestados em São Gonçalo, município da Região Metropolitana com mais de 1 milhão de habitantes.

 

“Nós inauguramos o Centro de Orientação à Mulher (CEOM) Zuzu Angel há 15 anos. No final do ano passado inauguramos o CEOM Patrícia Acioli, no bairro Jardim Catarina, e recentemente recebemos do Estado a Casa Abrigo da Mulher, que irá receber mulheres vítimas de violência da região. Há pouco tempo perdemos o único carro que tínhamos em um acidente. São três serviços que estavam sem veículo. Hoje estamos em festa porque agora teremos mais facilidade para atender em nosso município”, ressaltou Marisa Chaves.

 

Fonte: Governo do Rio