O governador Sérgio Cabral assinou ontem, no Palácio Guanabara, um acordo de cooperação com a Universidade Columbia de Nova York, nos Estados Unidos, para a instalação do centro de pesquisas da instituição, o Columbia Global Center, no Rio de Janeiro. A capital fluminense será a primeira cidade no Brasil e a oitava no mundo a receber um espaço de pesquisa da prestigiada instituição americana.
Segundo Cabral, o governo estadual e o Columbia Global Center serão parceiros em desenvolver projetos de interesse mútuo. O acordo de cooperação envolve áreas como saúde, educação e desenvolvimento sustentável. O convênio ajudará a realizar soluções inovadoras para os desafios do Rio de Janeiro.
Reforço à identidade de centro de conhecimento
– A presença do Columbia Global Center no estado agrega valor ao Rio, e espero que o Rio, uma marca registrada do Brasil, também agregue valor a essa prestigiada universidade, que é uma das melhores do mundo. A abertura do Columbia Global Center certamente reforça a identidade do Rio de Janeiro como centro de conhecimento – afirmou o governador.
O presidente da Columbia University, Lee C. Bollinger, destacou a importância da parceria entre os países para a solução de problemas comuns.
– Acreditamos que Brasil, Estados Unidos e todos os países estão agora unidos e no caminho para uma integração ainda maior, mas isso requer que trabalhemos juntos para resolver os problemas globais que todos enfrentamos. Amamos esse país, e a Columbia University está à disposição para ajudar no que for preciso – disse Bollinger.
Fundada em 1795, a Columbia University é uma das faculdades mais antigas e prestigiadas dos Estados Unidos. Com o objetivo de expandir conhecimentos entre estudantes e professores, realizar intercâmbio de ideias e ampliar parcerias acadêmicas, a instituição também possui centros de pesquisas na Jordânia, China, Índia, Turquia, Quênia, França e Chile.