Início Plantão Rio Estado e tribunal de justiça realizam casamento coletivo LGBT

Estado e tribunal de justiça realizam casamento coletivo LGBT

 

O Governo do Estado, através do programa Rio Sem Homofobia, o Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública do Estado vão realizar no próximo domingo (1/07) uma cerimônia coletiva de uniões estáveis homoafetivas. Cinquenta casais LGBT vão realizar o sonho de oficializar seus relacionamentos. O evento, que pela primeira vez acontece dentro do Tribunal de Justiça, além de marcar o Dia Internacional do Orgulho LGBT, que se comemora no dia 28 de junho, também reforça a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que autoriza a união estável de pessoas do mesmo sexo.

– A ADPF 132 foi uma medida solicitada pelo Governador Sérgio Cabral junto ao STF. Passado mais de um ano de reconhecimento da Suprema Corte das uniões estáveis homoafetivas, muitos brasileiros e brasileiras não só tiveram acesso a esta informação, de que podiam realizar suas uniões, como também puderam efetivamente dar entrada em seus pedidos. Esta cerimônia coletiva é para novamente darmos visibilidade a este direito que, com toda a certeza, é um avanço importante na conquista de direitos civis por nós LGBT! – afirmou o superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos e coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento.

Além de Nascimento, o evento contará com a presença da Desembargadora Cristina Gaulia, que conduzirá a cerimônia; e da coordenadora do Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual e Direitos Homoafetivos (Nudiversis) da Defensoria Pública do Estado do RJ, Dr.ª Luciana Mota.

 

Fonte: Governo do Rio