Início Plantão Rio Estado ganha novo modelo de segurança pública

Estado ganha novo modelo de segurança pública

Investir na construção da Cidade da Polícia, no Jacaré, Zona Norte do Rio, e na implantação de novas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), terminar o Programa Delegacia Legal, implantar o Novo Centro Integrado de Comando e Controle, na Praça Onze, e entregar novas viaturas para as polícias Militar e Civil são os principais projetos da Secretaria de Segurança para os próximos meses do último ano de governo Sérgio Cabral.

Somando-se essas ações às medidas e investimentos já feitos nos três primeiros anos, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, acredita que o governo do estado estará consolidando definitivamente um novo modelo de segurança pública no Estado do Rio. A constatação foi feita por Beltrame em reunião do secretariado com o governador Sérgio Cabral, no prédio anexo do Palácio Guanabara, na terça-feira (23/02). Constatação reforçada por Cabral, ao final da apresentação, quando elogiou o trabalho de Beltrame e de sua equipe.

– Já conseguimos quebrar barreiras, mudar hábitos e condutas dos mais difíceis de serem revertidos. Acho que estabelecemos uma nova conduta em segurança no nosso governo. Agora é continuar suando a camisa em busca de, cada vez mais, melhorias para a total tranquilidade da população – enfatizou o governador.

Beltrame mostrou em sua explanação o estado caótico em que encontrou o setor, em janeiro de 2007. Ele lembrou que, de outubro a dezembro de 2006, as lideranças do tráfico provocaram uma onda de pânico na população com o lançamento de seguidos ataques a prédios públicos em vários pontos do Rio.

Segundo ele, a violência estava em alta na cidade, com crescentes taxas de roubos de rua, homicídios e roubos de carro, em face da precariedade estrutural da polícia, tanto Militar como Civil, com metade da frota quebrada e metade de câmeras de vigilância desativadas, além da deficiência de efetivo, seja pela baixa de policiais ou pela cessão para outros órgãos e serviços.

– O antigo IML (Instituto Médico Legal) era a cara da perícia. Era uma verdadeira casa de horrores – sintetizou.
Um novo e moderníssimo IML foi construído na Avenida Francisco Bicalho, em São Cristóvão, num investimento de R$ 32 milhões. O IML, o mais completo da América Latina, ressaltou o secretário, é capaz de fazer autópsia em 40 corpos por dia, graças a equipamentos de última geração. Além dessa obra, uma série de outras medidas foram tomadas e investimentos feitos em diversas áreas das polícias Militar e Civil nos últimos três anos e dois meses. Ações que, na avaliação de Beltrame, transformaram a realidade da segurança pública no período.

O secretário citou, entre diversas medidas, a renovação da frota, com a terceirização da manutenção – foram 2.272 viaturas novas (1.592 para a PM e 680 para a Polícia Civil), além da compra de um novo helicóptero blindado, a ampliação do atual centro de comando e controle na sede da Secretaria, o mais moderno do país, o reaparelhamento das tropas com a aquisição de equipamentos e armamentos novos e a implantação das UPPs em comunidades dominadas por traficantes e milicianos, beneficiando mais de 110 mil moradores.

Desde 2007, também foram criados um Laboratório de Análise Criminal e uma Rede de Dados nos Batalhões (Backbone), adquiridas três salas de situação e uma de armas e feita a expansão do 190, que hoje faz 23,6 mil ligações por dia, com atendimento em cinco segundos. Segundo o secretário, graças a essas medidas o desempenho da polícia melhorou e os índices de criminalidade começaram a cair.

Beltrame adiantou também os principais investimentos a serem feitos este ano. Novas UPPs serão implantadas em comunidades da capital, atingindo a meta de beneficiar cerca de 300 mil moradores. Até agora, há unidades nas comunidades de Santa Marta, em Botafogo, Chapéu Mangueira/Babilônia, no Leme, Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, em Copacabana e Ipanema, e na Ladeira dos Tabajaras e Morro dos Cabritos, em Copacabana, todas na Zona Sul do Rio, na Cidade de Deus, em Jacarepaguá, e no Jardim Batan, em Realengo, ambas na Zona Oeste carioca.

Ele informou ainda que a terceira etapa de compra de carros novos para as polícias Militar e Civil, completando a renovação da frota de todo o estado, está sendo licitada e as viaturas novas serão entregues até maio. O plano é adquirir ainda um novo helicóptero blindado.

Segundo Beltrame, a construção do novo Centro Integrado de Comando e Controle, na Praça Onze, dará um sentido de defesa social à institutição, com a integração de cerca de três mil câmeras espalhadas pelo Grande Rio, consagrando uma parceria da Secretaria de Segurança com outros órgãos estaduais, federais e municipais. Embora dependente da alocação de recursos, Beltrame garante que será construído, ainda este ano, um novo Instituto de Criminalística Carlos Éboli ao lado do novo IML, equipado com o que há de mais moderno no mundo.

O secretário, por fim, lembrou ainda que, com o empréstimo pelo BNDES de R$ 157 milhões, a Secretaria poderá completar o Programa Delegacia Legal, transformando as últimas delegacias convencionais em unidades modernas e informatizadas, além da construir casas de custódia suficientes para acabar com as carceragens em delegacias distritais, e de implantar a Cidade da Polícia.

– A Cidade da Polícia vai ser um projeto fantástico. Vamos concentrar lá todas as delegacias especializadas e todo o trabalho de inteligência. Com a Cidade da Polícia e com o Programa Delegacia Legal, junto com os novos IML e ICCE, além da garantia de concurso público para renovar o quadro de agentes, a estrutura da Polícia Civil ficará pronta – apostou Beltrame.

Fonte: Governo do Rio