O Governo do Estado inaugurou, nesta terça-feira, nova unidade do Rio Poupa Tempo, no bairro de Ipanema, na Zona Sul, nas proximidades das comunidades pacificadas do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo. O espaço de 640 metros quadrados, dividido em dois pavimentos, irá disponibilizar mais de 100 serviços à população que mora e trabalha no bairro e em localidades vizinhas. Aproximadamente 2,5 mil pessoas devem ser atendidas por dia nesta unidade. O Rio Poupa Tempo está localizado na Rua Barão da Torre (Estação Metrô Ipanema – General Osório, saída da Rua Teixeira de Melo), no Complexo Rubem Braga, onde fica o elevador panorâmico.
No evento de inauguração, o governador Sérgio Cabral disse que o Estado ganhará, em breve, mais dois postos do Rio Poupa Tempo, na Rocinha e em Madureira.
– O Rio Poupa Tempo é um grande sucesso, com mais de 21 milhões de atendimentos desde 2009. Isso vale ouro para a população, é conforto e respeito ao cidadão. Já temos a unidade de serviços em São João de Meriti, Bangu, na Central do Brasil e em São Gonçalo. Brevemente teremos um Poupa Tempo na Rocinha e já estamos vendo uma área em Madureira para abrir uma unidade.
Programa coordenado pela Junta Comercial do Estado do Rio, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, o Rio Poupa Tempo congrega, em um único lugar, uma série de serviços como emissão das carteiras de trabalho, identidade, habilitação, além de isenção de pagamento de taxas para documentos, requisição de seguro-desemprego, abertura de processos para o servidor público, atendimento ao consumidor, entre outros atendimentos.
-Temos nesta unidade dez parceiros. Temos aqui o Detran, o RioCard, para atender à demanda da região, a Secretaria de Trabalho, com atendimento de seguro-desemprego e carteira de trabalho, o Rio Previdência, a Fundação Leão XIII para dar gratuidade aos serviços do Detran, entre muitos outros. Os serviços do Detran são todos agendados. Os demais não precisam de agendamento – explicou a coordenadora do programa, Fátima Tenório.
Interessado em renovar a carteira de habilitação, o aposentado Pedro Penna, de 71 anos, se surpreendeu com a qualidade e a rapidez do atendimento.
– Tive que fazer a renovação da carteira de habilitação. Entrei em contato com o Detran, agendei e uma das possibilidades era vir aqui. Fiquei surpreso quando cheguei, mais do que surpreso, fiquei satisfeito. O atendimento é muito bom, as pessoas foram muito educadas.
Morador de Madureira, o motoboy Clélio LaNcelotti, de 26 anos, aproveitou a manhã para renovar a carteira de habilitação.
– Moro em Madureira, mas trabalho na Zona Sul. Achei que ajuda muito a população, o espaço é bom. O local é perto do meu trabalho. O atendimento foi excelente – disse.
Moradora do Leblon, a aposentada Regina Barbosa, também considerou o serviço eficiente:
– Fui atendida em menos de 5 minutos, o local é bonito, limpo. Estávamos precisando de uma unidade destas por aqui – afirmou.
Governo do Rio