Início Plantão Rio Estado inaugura UPA 24h em Nova Friburgo

Estado inaugura UPA 24h em Nova Friburgo

O Governo do Estado do Rio inaugurou, na manhã desta segunda-feira (7/6), a primeira Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA) do município de Nova Friburgo, localizado na Região Serrana. A unidade terá a capacidade de atender 200 pacientes por dia e ajudará a desafogar a emergência do Hospital Municipal Raul Sertã. Esta é a 33ª UPA inaugurada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.

– É uma alegria propiciar a Nova Friburgo este serviço de saúde extraordinário, que atende a tanta gente. Esta UPA era um sonho antigo. É uma revolução na saúde – disse o governador.
A unidade funcionará inclusive nos fins de semana e será equipada para atender casos de urgência de baixa e média complexidades. No local, os pacientes farão consultas, exames e receberão medicamentos. A UPA de Nova Friburgo atenderá também moradores de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes.

– Até hoje, cerca de cinco milhões de pessoas já foram atendidas pelas UPAs. Também já foram realizados aproximadamente 2,5 mil exames laboratoriais e cerca de 30 milhões de medicamentos foram distribuídos aos pacientes – contou Sérgio Côrtes.

A unidade inaugurada hoje tem consultórios de pediatria, clínica médica e odontologia, além de laboratório para a realização de exames e salas de raios-x, sutura, medicação e nebulização. Na sala de observação de adultos, há 10 leitos onde pacientes podem ficar em observação por até 48 horas. A de crianças conta com três leitos. A “sala vermelha” dispõe de quatro leitos, todos com equipamentos disponíveis para receber e estabilizar pacientes em estado grave, até que possam sere removidos para um hospital por ambulância do município.

– A saúde é a reivindicação principal do povo daqui. Esta UPA será fantástica na ordem periférica. É um presente formidável ao município – comemorou o prefeito de Nova Friburgo, Heródoto Mello.
A unidade também disponibiliza uma área de observação individual, com duas salas especiais para que pacientes com doenças infecto-contagiosas, como tuberculose e meningite, possam receber os primeiros cuidados até serem transferidos para um hospital.

– Estou feliz por esta UPA ter vindo para cá. Precisávamos disto. Já sabia da existência deste posto médico através de notícias. A população só tem a agradecer – disse a moradora do município, Marlene Motta.

Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas de Nova Friburgo fica na Avenida Governador Roberto Silveira, n° 3.456, no bairro Conselheiro Paulino.

Fonte: Governo do Rio