Início Plantão Rio Estado lança Caminho Melhor Jovem na Cidade de Deus

Estado lança Caminho Melhor Jovem na Cidade de Deus

Programa-Caminho-Melhor-Jovem-na-Cidade-de-DeusO Governo do Estado lançou nesta segunda-feira (7/10) o programa Caminho Melhor Jovem na comunidade Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio. A iniciativa, voltada para pessoas na faixa etária de 15 a 29 anos, tem o objetivo de promover a inclusão social e oferecer oportunidades a moradores de áreas com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Esta é a segunda comunidade carioca a receber o projeto. A primeira a ser contemplada foi Manguinhos, no mês de agosto.

 

 

Promovida pela Secretaria de Assistência Social, a ação realizará atendimentos individualizados através dos quais profissionais qualificados identificarão as demandas específicas de cada jovem e criarão estratégias personalizadas de acolhimento e promoção de serviços. A ideia é que os próprios indivíduos estabeleçam objetivos profissionais e educacionais, cabendo aos conselheiros e tutores do programa a função de fornecer orientações e encaminhar os jovens para oportunidades que os ajudem a atingir suas metas.

 

 

O projeto conta com o apoio de diversas pastas estaduais, como as secretarias de Educação, Trabalho e Renda, Esporte e Lazer, Cultura, Ciência e Tecnologia, entre outras, com a finalidade de oferecer cursos, oficinas e diversas ofertas que atendam às demandas dos jovens. Os interessados em participar devem se inscrever no Centro de Referência da Juventude (CRJ) da Cidade de Deus, na Avenida José de Arimateia.

 

 

“A ação pretende se amalgamar ao espírito e projetos de vida de cada pessoa. Não estipula ou determina a trajetória a ser seguida pelos jovens, eles é que vão ter a chance de atuar em prol de seus interesses e aptidões. Nosso trabalho será oferecer apoio qualificado e orientar aqueles que ainda não sabem o que querem ou que precisam de um “empurrãozinho” para engrenar seus projetos”, explicou a coordenadora do Caminho Melhor Jovem, Morgana Eneile.

 

 

Meta é atender 40 mil jovens até 2016

Com investimento de US$ 84,5 milhões – sendo US$ 60 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – a iniciativa tem expectativa de chegar, ainda este ano, a mais três territórios em pacificação do Rio de Janeiro e da Região Metropolitana. A previsão é de que alcance 20 áreas pacificadas até 2016, atendendo cerca de 40 mil jovens.

 

“É um projeto inovador que tem o intuito de ajudar os jovens a concretizar seus sonhos. O Estado, através de parcerias, vai buscar oportunidades que atendam às demandas destas pessoas”, disse o secretário de Assistência Social, Zaqueu Teixeira, durante solenidade de lançamento da iniciativa, que aconteceu na quadra da Mocidade Unida de Jacarepaguá e veio acompanhada de uma pequena ação social, que ofereceu serviços como emissão de 1ª e 2ª vias de carteira de trabalho, cortes de cabelo, além de atividades recreativas.

 

 

O estudante Luiz César Paiva, de 17 anos, decidiu se inscrever no programa para conhecer as possibilidades oferecidas pela ação.

“Pretendo estudar Medicina, mas sou muito novo e estou aberto para conhecer outras áreas de atuação profissional. Espero que o projeto me apresente opções criativas e que despertem o meu interesse”, disse o morador da Cidade de Deus, que cursa o 1º ano do Ensino Médio.

 

 

Já Daiane da Silva de Oliveira, de 21 anos, atuará como uma das seis articuladoras da ação na comunidade, com o objetivo de atrair mais jovens para o projeto. Para ela, a iniciativa ajudará os moradores a se encontrarem profissionalmente.

“Muitos jovens da Cidade de Deus não têm perspectivas e se sentem perdidos. O programa será muito importante porque vai ajudar as pessoas a expandir seus horizontes e a descobrir talentos e aptidões. Quero poder auxiliá-los neste processo”, ressaltou Daiana, que pretende aproveitar as oportunidades para estudar informática.

 

 

Articuladora do programa em Manguinhos, a estudante de Farmácia, Tayná Quintella Assis, de 21 anos, destaca que a ação tem contribuído para integrar os moradores de sua comunidade, na Zona Norte da cidade.

“O programa tem permitido que jovens das diversas comunidades de Manguinhos se reúnam com frequência e se sintam bem-recebidos em toda a região. Eles podem trocar experiências e têm a oportunidade de conhecer pessoas com os mesmos interesses e as aspirações. Essa integração é muito importante”, afirmou Tayná, que mora na comunidade Amorim, no Complexo de Manguinhos, e deseja utilizar o programa para aprimorar os conhecimentos em Inglês e estudar Fotografia.

 

Governo do Rio