O Sistema Estadual de Museus (SIM/ RJ) realiza mais uma ação: a oficina "Plano Museológico: implantação, gestão e organização de museus”, que acontece nos dias 21, 22, e 23 de outubro em Teresópolis.
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura, através da Superintendência de Museus, e o IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus). A oficina consiste de palestras ministradas por Maria De Simone Ferreira, museóloga, Diretora do Museu de Arqueologia de Itaipu (IBRAM/ MinC) e mestranda em História Social da Cultura (PUC/RJ).
Segundo Lucienne Figueiredo, Coordenadora do Sistema Estadual de Museus, essa é uma oportunidade para as entidades museológicas de todo o Estado adquirirem novos conhecimentos e gestores culturais entenderem como criar seus espaços museológicos.
– Ressaltamos a importância deste tema, tendo em vista a crescente demanda dos municípios do Estado do Rio de Janeiro em criar e aperfeiçoar suas instituições culturais, disse Lucienne.
No programa serão abordados conceitos de projeto, programa e plano museológico, metodologia para elaboração e implantação do plano museológico, identificação da missão institucional: finalidades, valores, metas e funções, códigos de ética do Conselho Internacional de Museus e do Conselho Federal de Museologia, entre outros.
O evento será realizado em dois locais: no 1º dia (21/10), na Casa de Cultura Adolpho Bloch – Auditório – Praça Juscelino Kubitschek de Oliveira, s/nº – Bairro de Fátima – Tel.: (21) 2644-4092; e nos 2º e 3º dias – (22 e 23/10), no Teatro Municipal de Teresópolis – Palácio Teresa Cristina – Prefeitura – Av. Feliciano Sodré, 675 – Várzea. Na ocasião, haverá transporte da Rodoviária, às 08h30, conduzindo os participantes até o local do evento.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do e-mail ([email protected]) até o dia 19/10 (3ª feira) ou no 1º dia, no local.
Sistema Estadual de Museus
O Sistema Estadual de Museus, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura, pretende mapear todos os museus do Estado, públicos e privados, a fim de desenvolver políticas e programas conjuntos de preservação do patrimônio cultural. Visa, ainda, estimular e apoiar a implementação de novas instituições culturais, prestar consultoria aos museus, estimular programas de qualificação profissional na área museológica, além de, no futuro, estabelecer um banco de dados dos museus do Estado e seus acervos
Fonte: Por Ascom da Secretaria de Cultura