Início Plantão Rio Estado realiza mobilização contra a dengue na Rocinha

Estado realiza mobilização contra a dengue na Rocinha

 

 

A Secretaria de Saúde realizou, neste sábado (19/05), na comunidade da Rocinha mais uma ação de mobilização da campanha 10 Minutos Contra a Dengue. O evento, que aconteceu na Rua 1, contou com a participação de bombeiros militares e agentes de saúde, que distribuíram panfletos sobre prevenção contra a proliferação do mosquito e visitaram residências onde colocaram telas em caixas d’ água. A mobilização reuniu ainda jovens da comunidade que participaram da Taça das Favelas, competição realizada pelo Governo do Estado em parceria com a Central Única de Favelas (Cufa). Como parte da premiação pela vitória no campeonato, eles ganharam um show da Furacão 2000, promovido às 15hs.

 

– Esta é uma ação de conscientização. Neste período já há queda na transmissão da doença, mas queremos reafirmar nossa intenção de criar uma cultura de prevenção contra o mosquito. As ações precisam acontecer ao longo do ano todo. O objetivo é que, trabalhando com a população, tenhamos no segundo semestre um cenário mais tranquilo para o Verão do ano que vem. Este é o terceiro evento que aconteceu na Rocinha. Já fizemos um no pé da comunidade, uma corrida e agora estamos realizando esta mobilização – ressaltou o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde, Alexandre Chieppe.

 

Para Ely Matias, de 69 anos, a iniciativa é válida. O trabalho para combater o mosquito deve ser conjunto:

 

– Todo mundo tem que colaborar. Eu sei que é grave e na minha casa já estou fazendo a minha a parte – disse a aposentada, que recebeu um panfleto da campanha das mãos de um dos bombeiros designados para a ação na comunidade.

 

Também moradora da Rocinha, Maria Inês da Silva, de 59 anos, considera a campanha fundamental.

 

– Não deixo água parada em vasos de plantas, cuido da minha caixa d’ água, garrafas, pneus. A campanha do Governo do Estado está de parabéns.

 

Encerramento contou com Furacão 2000

 

O encerramento do dia de atividades contou com a apresentação do funk do Furacão 2000. O show faz parte da premiação da Taça das Favelas, promovida para divulgar a campanha 10 Minutos Contra a Dengue. Em fevereiro deste ano, os competidores receberam medalhas e troféus em cerimônia realizada no Palácio Guanabara. Antes, ainda no período de seleção para o campeonato, eles participaram da campanha de conscientização contra o mosquito da Dengue percorrendo ruas da Rocinha para ajudar a equipe da Secretaria de Saúde a ensinar os moradores a se protegerem contra a doença.

 

– Estou adorando este presente de poder dançar ao som do Furacão 2000. A campanha da Dengue é muito importante. Contribuí ajudando os bombeiros a levar informação para quem mora aqui na comunidade.

 

Integrante do time vencedor, João Paulo Rodrigues, 16 anos, ensinou a família a combater o mosquito.

 

– Expliquei aos meus pais o que era importante fazer e também distribui folhetos na época, antes do campeonato. Fazer parte da campanha foi muito legal.

 

Fonte: Governo do Rio