A Secretaria Municipal de Obras iniciou as obras de urbanização na Estrada dos Bandeirantes, uma das principais vias da Zona Oeste. A Prefeitura está investindo R$ 68,2 milhões na obra. A intervenção será executada em 16 quilômetros da via.
O objetivo é melhorar o tráfego nos bairros de Camorim, Vargem Grande e Vargem Pequena. A melhoria também empregará mais fluidez ao trânsito entre Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes, garantindo segurança e evitando acidentes aos que utilizam a via.
O projeto consiste na readequação do sistema de drenagem no local, com a implantação de mais de 10 mil metros de galerias de águas pluviais. Serão construídas oito pontes sobre os rios Cascalho, Cancela, Calembá, Morto, Vargem Pequena, Vargem Grande, Portão e Bonito; necessárias para viabilizar a travessia. ""Essa obra é importantíssima, numa das principais vias da região. Com as obras de alargamento a população circulará com mais segurança, rapidez e conforto, principalmente para pedestres e ciclistas que ganharão passeio e ciclovia", afirma, Tiago Mohamed, Subprefeito da Barra, Jacarepaguá, Recreio e Vargens.
A obra vai pavimentar 138 mil metros quadrados da estrada, construindo 24 mil metros quadrados de calçadas. Os serviços incluem a implantação de 16 mil metros de ciclovia e o plantio de 600 mudas de árvore. A Estrada dos Bandeirantes também receberá 40 novas baias de ônibus. A intervenção tem prazo de término previsto de dois anos.
Os 16 km de obras da Estrada dos Bandeirantes:
– O trecho entre a Av. Olof Palme e a Estrada do Pontal: Alargamento;
– O trecho entre a Av. Olof Palme e a Estrada Cel. Pedro Correia: Asfalto Liso;
– O trecho entre a Estrada Coronel Pedro Correia, que segue pela Estrada dos Bandeirantes, e vai até o início da própria Estrada dos Bandeirantes na Taquara: TransCarioca.
Fonte: Graça Paes – Plantão Barra