Início Plantão Barra Estudantes e voluntários se unem e limpam a Praia da Barra da...

Estudantes e voluntários se unem e limpam a Praia da Barra da Tijuca

maratona-de-limpeza-na-barraA limpeza na praia da Barra da Tijuca foi uma das ações que envolveram o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP), conhecido no mundo inteiro como International Coastal Clean Up (ICC), no último domingo (15 de setembro). Na região, além de voluntários, a campanha contou com a participação de alunos do colégio Alfa Cem, que tem unidades na Barra da Tijuca e em Jacarepaguá, envolvidos no projeto MARAtoninha da limpeza.

 

O International Coast Clean Up é um programa internacional de educação ambiental que mobiliza milhares de pessoas em todo o mundo. É realizado em mais de 100 países, todos os anos, no terceiro fim de semana de setembro. O primeiro, em 1986, foi organizado pelo Centro para Conservação da Vida Marinha (Ocean Conservancy). A iniciativa sem fins lucrativos visa conscientizar as pessoas sobre um grande problema do mundo moderno: o Lixo no mar.

 

Inserido no contexto do programa internacional, o projeto ‘Maratoninha de limpeza’ investe na educação ambiental dos estudantes. Entre as ações principais está a limpeza das areias da praia e descarte inteligente do lixo proveniente dessa ação voluntária, como explicou a professora Ana Claudia de Paulo, que supervisionou a ação;

 

_ ‘O objetivo é trabalhar na conscientização em relação a necessidade de produzir menos lixo, sobre o efeito nocivo desse lixo na vida marinha, especialmente das Toninhas, que é o símbolo do projeto, e ressaltar a importância dos catadores de lixo e cooperativas de reciclagem nessa luta por um mundo mais saudável e melhor’, disse.

 

Assessoria