Início Plantão Brasil Estudantes processam "Rolling Stone" por matéria sobre estupro

Estudantes processam "Rolling Stone" por matéria sobre estupro

Os estudantes George Elias IV, Stephen Hadford e Ross Fowler, acusados pela revista Rolling Stone de estuprarem uma jovem em 2012 na casa da fraternidade Phi Kappa Psi, da Universidade da Virgínia, moveram na quarta-feira (29/7) um processo contra o veículo e a jornalista responsável pela reportagem, Sabrina Rubin Erdely. 
 
Crédito:Reprodução
 
De acordo com jornal O Globo, o processo foi aberto no Tribunal Distrital de Nova York. Cada um dos jovens exige ao menos US$ 75 mil (cerca de R$ 250 mil) de indenização por terem sofrido “ataques cruéis e dolorosos” por conta da reportagem publicada em novembro de 2014.
 
 
 
No processo, os três rapazes ressaltaram que a matéria “criou uma maneira simples e direta de ligar os supostos agressores a eles”. “Após a veiculação do artigo, amigos da família, conhecidos, colegas de trabalho e repórteres facilmente identificaram Elias como um dos supostos agressores e, entre outras coisas, o interrogaram, o humilharam, e o repreenderam”, diz um trecho da ação. 
 
 
 
Queda
No mesmo dia, o The New York Times informou que o editor-chefe da Rolling Stone, Will Dana, vai deixar o cargo no próximo mês.  Questionado sobre a relação da saída com o artigo sobre o estupro, um porta-voz do veículo afirmou que “muitos fatores pesaram na decisão”. 
 
Em nota o editor-executivo da revista confirmou a saída do veículo. “Foi um grande caminho e eu o amei mais do que eu imaginava. Estou tão entusiasmado em ver para onde a revista vai depois quanto estava no verão de 1978, quando eu comprei meu primeiro exemplar.”