Início Plantão Brasil Estudantes representam o Rio de Janeiro na maior feira de ciências do...

Estudantes representam o Rio de Janeiro na maior feira de ciências do mundo

Três estudantes de nível médio serão os representantes do Rio de Janeiro na maior feira de ciências do mundo, a Intel ISEF (Intel International Science and Engineering Fair). Com o projeto “Síntese de herbicida e fertilizante natural derivado da carvona”, Juliana dos Santos Lopes Marinho, Letícia Adão Gomes e Marcus Vinicius Pinto Pereira Junior, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – Campus Rio de Janeiro, se juntam a uma comitiva de 30 estudantes, representando 10 estados brasileiros. O grupo é patrocinado pela Intel e expõe seus projetos no evento, que acontece nos Estados Unidos. O projeto do Rio de Janeiro foi selecionado pela FEBRACE, feira associada à Intel ISEF no Brasil.

 

 

 

 

 

A edição 2015 da Intel ISEF acontece de 10 a 15 de maio, no David L. Lawrence Convention Center, em Pittsburg, estado da Pensilvânia. A feira reúne mais de 1.600 dos mais promissores e inovadores jovens cientistas do mundo, que apresentam seus projetos independentes de ciências e concorrem a US$ 4 milhões em bolsas de estudos e prêmios. Os vencedores serão anunciados no dia 15 de maio.

 

 

 

“A Intel acredita que a disseminação da cultura científica é estratégica para o desenvolvimento do país. Mais que cientistas, queremos ajudar a formar cidadãos antenados nos desafios sensíveis à vida local. Eles ajudarão a solucionar problemas do seu entorno e outros desafios globais”, afirma Fernanda Sato Gerente de Educação da Intel do Brasil.

 

 

 

A ISEF é realizada desde 1950 e já revelou milhares de projetos inovadores, patentes e cientistas brilhantes para todo o mundo. Desde 1996, a feira conta com o patrocínio da Intel e traz o nome de Intel ISEF – Intel International Science and Engineering Fair. A Intel Brasil já levou mais de 750 jovens à feira.

 

 

 

Sobre o Projeto – Rio de Janeiro

Síntese de herbicida e fertilizante natural derivado da carvona

Estudantes: Juliana dos Santos Lopes Marinho, Marcus Vinicius Pinto Pereira Junior e Letícia Adão Gomes

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – Campus Rio de Janeiro

Finalista FEBRACE

 

               O projeto consiste na união de uma síntese orgânica e experiências biológicas, com intuito inicial de fazer uma síntese de um derivado de carvona. O produto formado foi determinado por infravermelho, ressonância magnética nuclear do hidrogênio e carbono, cromatografia em camada fina, cromatografia gasosa e espectrometria de massa. Mas, na literatura há relatos de que a carvona e limoneno possuem ações em plantas. Foram realizados experimentos biológicos com concentrações diferentes de produto, a fim de descobrir se este composto tem qualquer ação negativa sobre Bidens pilosa, erva daninha que gera danos à agricultura, e para confirmar a sua atividade significativa nas sementes para a agricultura brasileira. Os resultados foram surpreendentes, uma vez que qualquer concentração de produto evita a germinação de Bidens pillosa e provoca um aumento no tempo de germinação das sementes. O aumento foi mais pronunciado da concentração de 25ppm. As contribuições deste projeto são várias. Primeiro, há a contribuição para a química orgânica, porque não existem relatos de síntese deste produto. Segundo, existem também grandes contribuições para a agricultura, já que há síntese de um produto que controla simultaneamente a Bidens pillosa, favorece a germinação e o crescimento, e reduz o tempo de plantio.

 

INTEL