Início Plantão Rio Evento Limpando & Reciclando

Evento Limpando & Reciclando

No dia 29 de maio, das 10 às 13 horas, sábado, em comemoração a mais uma Semana Mundial do Meio Ambiente, muitos voluntários estarão retirando das areias cariocas e em Americana – SP, com o Barco Escola da Natureza, o máximo de lixo e microlixo; e conscientizando a população a descartar estes detritos corretamente.

20.000 sacolas plásticas biodegradáveis e compostáveis – feitas a base de milho – serão distribuídas nas praias do Rio de Janeiro – RJ e em Americana – SP (vale ressaltar que a utilização destas sacolas ajuda a minimizar o forte impacto do Aquecimento Global).
Todos estão convidados a participar!! Várias instituições de educação; cursos de idiomas; informática; artes marciais; universidades e escolas públicas; escolinhas de surfe, de futebol, de mergulho, alunos da Rede de Ensino, dentre outros, estarão presentes.

O lixo será coletado em duplas; e ao término da Ação, reaproveitado por Cooperativas e Instituições de Reciclagem, servindo como exemplo para as demais Ações e Campanhas Ecológicas.

– As sacolas, luvas e folders educativos serão entregues no momento do Evento.

– Pontos de Encontro:

(Com início às 10 horas e Término às 13 horas em todos os pontos, simultaneamente):

Rio de Janeiro – RJ:

– Praia de Copacabana:
A) No Posto Seis, onde os voluntários seguirão em arrastão até a rua Santa Clara, com os Grupos da Sea Sheperd, Academia Maxi Forma, e Agentes Ambientais da Prefeitura do Rio de Janeiro;
B) Em frente à Rua Rodolfo Dantas em direção à rua Santa Clara, com o Grupo de voluntários do Metrô Rio;

– Praia de Ipanema:
Na Pedra do Arpoador (Posto 7), os voluntários estarão caminhando na coleta em direção à rua Garcia D´Avila, com o Grupo da Supervídeo, e do Instituto Sea Sheperd;

– Praia do Leblon:
Próximo ao Canal Visconde de Albuquerque, andando até o Canal Jardim De Alah;

– Praia da Barra da Tijuca:
Posto 05, com voluntários da Shell Brasil e Greenpeace;

– Praia do Recreio:
Encontro na Praça Tim Maia;

– Praia de Grumari:
Encontro com o Grupo de Surfistas e Amigos de Grumari (ASAG);

– Praia de Sepetiba:
No "Coreto";

– Baía de Guanabara / Praia de Botafogo:
Encontro com o Grupo de Vela;

– Ilha de Paquetá:
Na Praia da Moreninha;

– Saquarema / Região dos Lagos – RJ:
Na Praia de Itaúna;

Americana – SP:
Na Praia dos Namorados, com o Barco Escola da Natureza.

Este Evento conta o Apoio:

OI, Shell, Goodyear, Outback Steakhouse, Prezunic, Governo do Estado do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Ambiente do Estado, INEA, Azul Linhas Aéreas, Metrô Rio, Wise Up, Antilhas, Fun Dive, Maxi Forma, Jeep Tour, Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro, Amigança Produções, VideoClipping, Programa Na Praia, Unicard, Agência Rio de Notícias, Supervídeo, Guarda Municipal, Aqualung, Clean Up The World, ONG Sea Sheperd, Greenpeace Brasil, UFRJ Surf, ASAG.

O Projeto Limpeza Na Praia – Instituto Ecológico Aqualung (IEA) – convida a todos os Amantes da Natureza a preservar as nossas praias e lutar por um mundo mais limpo. Todos estão convidados a participar! Faça a sua parte e traga a sua família e amigos!

Os interessados podem ser um Coordenador do seu Grupo de Voluntários Ambientais, na Coleta de Lixo e Microlixo no dia do Evento! Basta fazer o Curso Gratuito no Instituto Ecológico Aqualung, e receber o Certificado de Coordenador de Voluntários.

 

Curso para os Coordenadores dos Voluntários:

 

Data: 27/05/2010

Local: Instituto Ecológico Aqualung – IEA

Endereço: Rua do Russel, 300 / 401, Glória, RJ
Horário: 16 horas

Duração: 1h e 30 minutos

Assuntos a serem abordados: Geografia do Local; Cuidados com os Voluntários (segundo as Normas Internacionais); Distribuição dos materiais de coleta e descarte; Manuseio do microlixo e segurança; Atendimento ao público e à imprensa.

– Favor Confirmar Presença.

Fonte: Assessoria