Início Plantão Brasil Evento na UFSCar aborda atendimento a usuários de álcool e outras drogas

Evento na UFSCar aborda atendimento a usuários de álcool e outras drogas

No dia 13 de setembro, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sedia o “3º Seminário Álcool e outras drogas: A implementação das Intervenções Breves na Rede de Saúde de São Carlos”, realizado pelo Departamento de Enfermagem (DEnf), em parceria da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da Univesidade e a Prefeitura Municipal de São Carlos. O evento é aberto a todos os interessados e direcionado a estudantes, pesquisadores, professores, profissionais e usuários da área de saúde.

 

 

O Seminário é coordenado pela professora Sônia Zerbetto, do DEnf, e conta com a presença de profissionais e professores que atuam na área de saúde mental. O foco do evento é a implementação de intervenções breves, que se constituem em ações de curta duração com o objetivo de motivar um indivíduo a decidir-se pela redução ou abstinência no consumo de álcool e outras drogas.

 

Os debates contam com a presença da professora Eroy Aparecida da Silva, do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e de Pâmela Migliorini, assistente social do Programa de Ações Integradas para Prevenção e Atenção ao Uso de Álcool e Drogas na Comunidade (PAI-PAD) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP). As convidadas apresentam a implementação e a capacitação profissional de estratégias de intervenção breve na rede de atenção primária à saúde. Também está prevista uma roda de conversa com profissionais das unidades da saúde da família (USF) que debatem e trocam experiências acerca da implementação das intervenções breves. A palestra “Implementação das Estratégias de Diagnóstico e Intervenções Breves (EDIB) pelos trabalhadores de saúde: dificuldade e superações”, ministrada pela professora da UFSCar, Sonia Zerbetto, encerra o evento.

 

O Seminário ocorre a partir das 9 horas no Anfiteatro Bento Prado Junior, localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. As inscrições podem ser feitas pelo email [email protected].

 

Assessoria