Início Plantão Rio Evento sobre consciência negra

Evento sobre consciência negra

O Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad) de Nova Iguaçu acaba de criar mais um evento inovador para movimentar a rotina de seus jovens. O Primeiro Encontro da “História da Baixada Fluminense e a Consciência Negra”, que aconteceu na última semana, contou com diversas atividades e serviços.

O evento foi dividido em dois momentos e tinha o objetivo de mobilizar e socializar a comunidade para a discussão e reflexão da temática da Baixada e a Consciência Negra, fazendo com que todos conheçam e valorizem a cultura afrobrasileira.

Durante o encontro, ficaram expostas duas telas da atividade “Pintura Coletiva em Grande Formato”, desenvolvida pelo artista plástico Orlando Rafael e pelo professor de artes cênicas da unidade, André Porfiro, com dois jovens do Criaad e dois meninos da Escola Estadual Vereador Percy. Os trabalhos, que utilizaram tinta com pigmentos de terra de Nova Iguaçu, foram feitos na mesma semana do evento e tiveram a observação da psicóloga Letícia Taylor e da pedagoga Andrea Aleluia, ambas do Criaad.

Orlando trabalha como voluntário desde 2003 e em 2006 foi homenageado com uma sala de artes na unidade que leva o seu nome – sala essa onde foi feita a exposição e também onde estavam quadros de sua esposa, Adria Michele. Outros trabalhos desenvolvidos pelo artista e por jovens que cumprem medida socioeducativa foram expostos na biblioteca da UFF, em outubro, e também discutidos em seminário no mesmo mês.

O encontro contou com a palestra do historiador Edson Macedo Ribeiro, que falou sobre a história da Baixada e de Nova Iguaçu, e com a apresentação do educador popular Edilson Macedo, que fez uma dramatização sobre a luta dos escravos. O dia de festa também teve brincadeira, música, poesia, teatro, contadores de história e a formatura do 1º Ciclo do Ponto de Cultura com o tema Consciência Negra e Direitos Humanos.

O Ciclo envolveu cerca de 25 adolescentes – do Criaad Nova Iguaçu e do Criaad Ricardo de Albuquerque (Criaad Menina). Os jovens tiveram oito encontros, que aconteceram em Nova Iguaçu, entre outubro e novembro, e mais duas atividades externas. O segundo módulo do projeto, que será a reunião de todo o material do 1º módulo para a produção de um trabalho de conclusão, deve iniciar na próxima semana.

Além dessas atividades, no evento também foram expostos trabalhos de pesquisa feita por jovens da unidade sobre o tema do encontro durante o projeto “Quem lê sabe mais e ultrapassa limites”, que é orientado pela professora Solymar Martel. Entre os trabalhos expostos estavam colagens, músicas e poemas da autoria dos próprios jovens. Também foi produzido um livro com a junção de boa parte dessa pesquisa.

Além disso, foram oferecidas vacinas contra Hepatite B, Gripe H1N1, antitetânica e Duplo Viral. Foram feitos testes de Hepatite C,um bate-papo sobre doenças sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos. Para completar, os convidados puderam tirar suas dúvidas sobre a maneira correta de higienizar a boca.

Estavam presentes alunas do curso Normal do Colégio Estadual Dom Pedro I, alunos da Escola Estadual Vereador Percy, familiares e funcionários. Jovens do Criaad Menina também marcaram presença na segunda parte do evento.
 
Gov Estado RJ – 16 horas

Fonte: Gov Estado Rio