Início Plantão Rio Experiência das bibliotecas francesas

Experiência das bibliotecas francesas

Nesta segunda-feira (19/10), das 9h às 18h30, a experiência das bibliotecas públicas francesas será apresentada no seminário Bibliotecas Públicas – França: um Sistema em Mutação, promovido pela Secretaria de Cultura e a Embaixada da França, na Fundação Casa de Rui Barbosa, em Botafogo.
 
Especialistas na área de bibliotecas abordarão as políticas públicas implantadas pela Direção do Livro e da Leitura, órgão do Ministério francês da Cultura e da Comunicação. Representantes da Biblioteca Pública de Informação (BPI), uma instituição que é referência internacional, pela qualidade e multiplicidade dos serviços oferecidos, segundo o novo conceito de bibliotecas públicas, participarão do evento.
 
O Seminário "Bibliotecas Públicas – França: um Sistema em Mutação" será aberto por Annie Dourlent, responsável pelo Serviço International da BPI, abordando “A Biblioteca Pública de Informação Hoje”. Na parte da tarde, a diretora também vai participar da mesa-redonda “Redes de bibliotecas públicas na França”. Durante o evento, Jérôme Villeminoz, chefe do Serviço de Coordenação Bibliográfica da BPI, ministrará a palestra “O novo sistema de pesquisa da BPI”.
 
A realização do encontro faz parte do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a Secretaria de Cultura e a Biblioteca Pública de Informação, tendo em vista a modernização das bibliotecas públicas do Estado do Rio de Janeiro. Nele, a BPI se compromete a assessorar os projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação nas áreas de gerenciamento de bibliotecas, serviços e produtos digitais; a socializar o conhecimento francês e, ainda, a atualização dos profissionais de bibliotecas públicas do Rio de Janeiro.
 
Para Vera Saboya, superintendente de Bibliotecas, órgão da Secretaria de Cultura, esta primeira etapa do Acordo acontece num momento muito importante do projeto de requalificação das bibliotecas estaduais.
 
– Agora estamos definindo não só a ocupação dos espaços como também os conteúdos e serviços a serem oferecidos pelas novas bibliotecas públicas – diz Vera.
 
A bibliotecária Marie Hélène Cazalet, diretora da Mediateca da Communauté d’Agglomération Sophia-Antipolis, que também participará do seminário, está no Rio de Janeiro desde 12 de outubro, visitando os equipamentos estaduais, tendo em vista uma consultoria quanto à política de acervos e programação e serviços culturais.
 
Os interessados em participar do seminário "Bibliotecas Públicas – França: um Sistema em Mutação" devem preencher uma ficha de inscrição disponibilizada no site da Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro www.bperj.rj.gov.br, e enviá-la por e-mail ([email protected]) ou por fax – (21) 2333-1415. As vagas são limitadas e a inscrição, gratuita. Serão conferidos certificados aos participantes.
 
Serviço
Bibliotecas Públicas – França: um Sistema em Mutação.
Dia 19 de outubro, das 9h às 18h30
Local: Fundação Casa de Rui Barbosa
Rua São Clemente, 134 – Botafogo
Vagas limitadas e inscrição gratuita

Fonte: Governo do Rio