Início Plantão Barra Exponoivas 2012 no Riocentro

Exponoivas 2012 no Riocentro

A maior edição da Expo Noivas & Festas de 2012 acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 16 e 20 de maio, no Pavilhão 2 do Riocentro. A maior feira de casamentos do Brasil comemora 18 anos de sucesso neste mercado que não para de crescer. “Maio é o mês mais tradicional para o casamento no Brasil. Nada melhor do que abrirmos este período com as novidades de produtos e lançamentos da Expo Noivas. Nesta edição os noivos contarão com os principais prestadores de serviço do mercado e poderão programar cerimônia e festa com descontos especiais”, afirma José Luiz de Carvalho Cesar, organizador do evento.

A feira apresenta todas as tendências de serviços e produtos para o segmento, sempre trazendo ao público o que há de mais interessante e inovador do mercado nacional e internacional de casamentos, desde os convites até a lua-de-mel. São cerca de 300 empresas expositoras concentradas no mesmo lugar, oferecendo praticidade e oportunidades de negócios exclusivas.

O Pavilhão 2 do Riocentro será palco de muitas novidades de serviços e produtos para o setor, que movimentou no Brasil em 2011 cerca de R$11 bilhões, segundo José Luiz de Carvalho Cesar. Dados do IBGE mostram que em 2010 foram registrados 977.620 casamentos no Brasil, um incremento de 4,5% em relação a 2009. A maior parte deles envolveu cônjuges solteiros (81,7%). Os recasamentos (casamentos em que pelo menos um dos cônjuges era divorciado ou viúvo) totalizaram 18,3% das uniões, um crescimento em relação a 2000 (11,7%).

A grande novidade fica por conta do Espaço Casamento Sustentável. Serão 80 m² recheados de produtos e serviços 100% sustentáveis, oferecendo aos noivos opções ecologicamente corretas também para o casamento. Confira os principais destaques deste espaço:

 

Decoração feita com caixas Tetra Pak e outros elementos: A empresa Rosa Maria Calil, apostou em uma decoração totalmente eco friendly. Thiago Calil criou uma parede decorativa feita de caixas Tetra Pak e utilizou móveis feitos com madeira de demolição para ambientar doces e bolos. As velas ganham um castiçal inovador, feito com cascas de ovo.

 

Boneco Eco dos Noivos: Esses bonecos são uma forma divertida de decorar a festa ou até mesmo de presentear os convidados, criado pela Struture Eventos. O bonequinho ganha cabelo de plantas, que crescem conforme vai sendo tratado.

 

Caixas ecológicas: Para ajudar na decoração, a empresa Solus Eventos apresentará no espaço caixinhas feitas com papel Kraft e papel reciclado, que poderão ser usadas como porta sabonetes, caixa para recados aos noivos, etc. Outra opção é o porta-doces feito com cortiça.

 

Caixas de tecido: Para deixar o banheiro na mesma sintonia da festa, a Maria Detalhe trará tecidos e papéis decorativos para ambientar o espaço.

 

 Embalagem de garrafa PET para bem-casados: A Nely bem-casados criou uma embalagem feita com garrafas pet de água. Após esse uso, a peça ainda pode ser reutilizada para guardar pequenos objetos.

 

 Iluminação 100% com lâmpadas LED: A empresa Grandizom oferece uma opção de iluminação que utiliza lâmpadas LED, que consomem menos energia com baixa emissão de calor e mais durabilidade.

 

 Utensílios e lembranças feitos com retalhos de tecido, fibras de coco e papel reciclhado: A Cenário Promoções e Eventos criou porta retratos, porta garrafas, porta guardanapos, canetas, ecobags, cartões e convites em papel semente (que vc pode plantar ao invés de jogar no lixo), entre outros.

 

 Banda com certificado de zero emissão de carbono: A Carlos Gustavo Banda é a única banda que tem o certificado de que zera a emissão de carbono produzida por eles nos casamentos.

 

Vestido ecologicamente correto: A Fashion Noivas oferece um vestido de noiva criado com juta e fuxicos como uma opção para as noivas adeptas da sustentabilidade.

 

Convite de plantar e florescer: A Papel e Estilo aposta em uma novidade extremamente preocupada com o meio ambiente. O convite feito com o EcoPapel (100% reciclado) é diferente dos outros papéis reciclados do mercado, pois ele possui vida! Ele é basicamente um “sanduíche” de sementes formadas por duas camadas de papel reciclado. Estas sementes são certificadas e próprias para plantio, portanto, após a sua utilização você pode plantá-lo e transformar o simples papel em uma planta.
Outras novidades que serão apresentadas na feira:

  Véu de LED que acende quando os noivos se beijam: Depois do sucesso do buquê que revelava a emoção da noiva, a empresa dinamarquesa Geek Physical acaba de desenvolver um véu de noiva composto por luzes de LED que promete transformar a hora do beijo na cerimônia em um momento ainda mais inesquecível. Por meio de um sistema que calcula o calor do corpo, o véu pisca quando o noivo beija a noiva. O véu será apresentado exclusivamente ao mercado brasileiro durante a Expo Noivas & Festas.

 

     Boneca “piriguete” para jogar aos solteiros: E quem disse que os rapazes também não podem entrar na brincadeira de jogar o buquê? Ao invés de flores, o noivo joga uma boneca “piriguete” que usa lingeries, para os amigos que continuam na vida de solteiro! Criação da Struture Produções.

 

      QR Code no convite para confirmação de presença: A tecnologia chegou para ficar no mercado de casamentos. Prova disso é o novo convite da Papel e Estilo, que também apostou no sistema QR Code para facilitar a vida dos noivos e convidados. Ao invés de um serviço telefônico, o código virá impresso no convite e os convidados que quiserem confirmar a presença na festa só precisam clicar o QR Code para serem direcionados para a página d e confirmação de presença. Rápido, prático e tecnológico, como todo mundo gosta.

 

  Vestido de Noiva Jeans: A Sublíssima trará para o Rio de Janeiro o seu lançamento exclusivo, o vestido de noiva Jeans. A peça é indicada para as noivas mais moderninhas e que gostam de inovar.

 

Selo de Qualidade São Caetano: Um grupo de lojas da mais famosa rua de vestidos de noivas e trajes de festas do Brasil, a Rua São Caetano, em São Paulo, se uniu para criar o Selo de Qualidade São Caetano.  O objetivo é garantir aos visitantes da feira qualidade, comprometimento e cumprimento de entrega. As lojas certificadas e identificadas com este selo oferecem mais credibilidade e confiabilidade.

 

   Calçados coloridos para noivas: Para as noivas mais ousadas que querem fugir do tradicional sem abrir mão do vestido branco, a designer de sapatos Monique Graciele lança uma linha de sapatos de noiva coloridos. Com as peças em cores como vermelho, pink, azul e amarelo, as noivas dão um toque mais moderno ao seu look sem abrir mão do sonho do vestido branco.

 

    Vestidos de Noiva tradicionais, mas nem tanto: Estandes de alta costura também trazem novidades, apesar da preferência das noivas ainda ser o tradicional tomara-que-caia na cor branca e longo com cauda. É possível optar por modelos curtos, coloridos, sensuais e ousados.

 

    Fábrica de Bolos: O tradicional espaço da Expo Noivas & Festas é dedicado especialmente para esse item tão característico e marcante do casamento.  Um show à parte, apresentado por diversos cake designers e doceiras, que sempre inovam no desenvolvimento deste que é um dos personagens principais do casamento: o bolo. Para atender às expectativas das noivas, a criatividade não tem limites.  É possível conferir bolos coloridos, gigantes, tradicionais, personalizados e em formatos inusitados. Uma verdadeira exposição de obras de arte em açúcar. Além disso, os noivos ainda podem degustar os bolos de cada cake designer, para conhecer melhor e escolher sem erros o bolo do seu casamento.

 

 Noivinhos/Topos de Bolo: Os topos de bolo também ganham destaque. Com o intuito de personalizar o máximo possível, os noivinhos ganham atitude e demonstram exatamente a personalidade do casal. As opções variam entre apaixonados, baladeiros, roqueiros, sadomasoquistas, viciados em videogame, entre tantos outros.

 

 Decoração: A decoração ganha velas, flores de diversos tipos e folhagens para dar o toque final da estação. Do clássico ao inovador, as empresas se renovam para oferecer tudo que há de mais moderno e arrojado para cenografia das cerimônias e festas.

 

Sobre a Expo Noivas & Festas:

A Expo Noivas & Festas tornou-se a principal e maior feira do segmento no Brasil e está há 18 anos no mercado. A feira já reuniu 1,7 milhões de visitantes e chegou a um volume de negociação de 300 milhões de reais. Em 2011 a feira bateu recorde com 175.789 visitantes e 985 expositores, gerando uma média de 24 milhões de reais em negócios, com a expectativa de crescimento de 8% a 10% para as edições de 2012.

Apesar de ser um evento que abrange, além de festas de casamento, festas de 15 anos, bodas e recepções, 62% do público são noivos, segundo pesquisa feita pela organização Goal. “Ao todo, 6 mil expositores já mostraram seus lançamentos e tendências de vestuário, decoração, buffet, espaços de evento, iluminação, fotografia, eletrodomésticos, artigos para a casa e enxoval”, diz Cesar. Além disso, o diretor da feira afirma que é alto o valor de negociação desse setor, cerca de R$ 11 bilhões por ano.

Do vestido de noiva aos docinhos, dos convites impressos à lua-de-mel: tudo que é preciso para casar ou para a realização de festas pode ser encontrado em um mesmo espaço, unindo qualidade, requinte e praticidade.

A Expo Noivas & Festas disponibiliza tudo para o “grande dia”, com diversas lojas do segmento, mostrando desde o tradicional bem-casado até operadoras de turismo. Para os fornecedores de serviços e empresas ligadas ao ramo, a feira é a grande oportunidade de apresentar ao público tudo que existe de mais novo no país nesse segmento, cada vez mais explorado devido à grande demanda que existe atualmente.

Dados do IBGE
Segundo pesquisa do IBGE, o número de casamentos legais no Brasil cresceu em todas as regiões brasileiras entre os anos de 1998 e 2007. Em todo o país, a taxa de nupcialidade (obtida pela divisão do número de casamentos pelo número de habitantes, e multiplicada por mil), passou de 6,1, em 1998, para 6,7, em 2007. O número de recasamentos também tem crescido nos últimos anos. Em 2007, os recasamentos representavam 16,1% do total das uniões formalizadas em cartório no Brasil. Em 1998, os recasamentos totalizavam 10,1%. Outro dado que aquece o mercado, também de acordo com o IBGE, é o número de casais formados por mulheres mais velhas que os homens, que registrou um aumento de 5,6 milhões para 7,6 milhões, entre 1996 e 2006 – o que representa variação de 36%.

Expo Noivas & Festas RJ 2012
Local: Riocentro – Pavilhão 2 – Rio de Janeiro – RJ
De 16 a 20 de maio de 2012
Horário: 14 às 22h
Ingresso Individual: R$15,00
Endereço: Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca
www.exponoivas.com.br

Para credenciamento de imprensa, favor entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou telefones abaixo.

Informações à Imprensa:
Máxima Assessoria de Imprensa