Por Graça Paes, RJ
Desde 1º de maio a atração no calçadão do Leme são os ursos da United Buddy Bears já famosos na capital da Alemanha e que promovem a integração cultural entre os povos. A mostra “Buddy Bears – A Arte da Tolerância” já passou pelos cinco continentes, em 26 edições, e ficará no Rio até 20 de julho. Tem sido uma ótima opção para boas fotos e para ampliar a visão cultural.
As esculturas têm dois metros de altura e foram criadas por artistas de vários países. Por causa desse mix de culturas, a mostra faz uma viagem ao redor do mundo: todos os ursos representam países, do Afeganistão à Zâmbia. O Brasil não ficou de fora: o nosso urso é o “Tô beleza!”, concebido pela artista mineira Sônia Corrêa, que mora em Berlim.
A iniciativa é do Consulado Geral da Alemanha no Rio e da Buddy Bear Berlin, dentro da Temporada da Alemanha no Brasil, iniciada em 2013 com o lema “Quando ideias se encontram”. A primeira edição de “Buddy Bears – A Arte da Tolerância” foi em 2002, em Berlim. E, desde 2004, ela roda o planeta.