Início Plantão Rio Exposição itinerante chega ao Morro dos Prazeres

Exposição itinerante chega ao Morro dos Prazeres

Até o dia 16 de agosto, moradores do Morro dos Prazeres, no Centro, terão acesso à exposição itinerante O Império e a República. A visita do acervo à comunidade é uma parceria entre a Secretaria de Segurança, por meio da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) Escondidinho/Prazeres, e o Museu Histórico Nacional.

 

Exposição itinerante chega ao Morro dos Prazeres

 

A iniciativa faz parte do projeto Museu Itinerante, que tem como objetivo fortalecer a aproximação da polícia com a comunidade, além de valorizar o potencial histórico do museu.

 

A próxima edição do projeto, que já esteve na UPP Providência, acontece na Mangueira, em agosto. Policiais e representantes de cada localidade foram capacitados para guiar as visitações.

 

Uma das monitoras, a soldado da UPP Elza Lemos, 30 anos, afirmou que a compreensão do contexto histórico é essencial para que os jovens da comunidade possam construir um futuro promissor.

 

“As pessoas precisam compreender seu passado para entender o presente e construir um futuro mais próspero. Se não fosse pela exposição itinerante, dificilmente os moradores iriam até o museu”, disse a soldado.

 

Para a moradora de Santa Teresa Magali Kress, 55 anos, a ação leva mais cultura à comunidade.

 

“Essa iniciativa é muito bem-vinda e colabora não só para a ampliação da cultura e educação dos jovens, mas dos pais, que também não têm o hábito de levar os filhos às exposições”, explicou Magali.

 

Governo do Estado