Início Plantão Rio Exposição reúne presépios de vários artesãos

Exposição reúne presépios de vários artesãos

Aproveitando o clima natalino que começa a tomar conta da cidade, o Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, na Praça Tiradentes, Centro do Rio, apresenta a exposição “Presépios”, com obras de João Maurício de Araújo Pinho, maior colecionador de arte popular do Brasil. Os 37 trabalhos de barro, madeira ou cerâmica feitos por artesãos de vários estados do Brasil ficam expostos até o dia 30 de janeiro de 2010.

Entre os destaques estão os presépios de Arthur Pereira, de Cachoeira do Brumado, em Minas Gerais, todo esculpido em madeira envernizada; Adalto Lopes, de Niterói, no Rio, e Marliete, de Caruaru, Pernambuco, estes dois últimos feitos de barro policromado.

– Pouca gente sabe, mas Adalto Lopes era seguidor de Mestre Vitalino e tem trabalhos tão bons quanto os dele. Precisamos valorizar as nossas raízes, afinal, os artistas populares passam suas vivências através das peças que fazem, ajudando a perpetuar a cultura brasileira. Por isso uma exposição quanto essa é tão importante – ressalta a coordenadora do Centro, Marília Chang.

Segundo ela, um dos principais objetivos do espaço cultural é não apenas expor ou comercializar peças, mas, principalmente, conscientizar as pessoas da riqueza da arte popular brasileira.

– Queremos mudar a cabeça de quem compra artesanato e, se conseguirmos isso, teremos mercado aberto para sempre. Quando uma pessoa compra um colar feito com a matéria-prima de uma região, por exemplo, ela está vestindo muitas vezes a história de vida de um artista, de seu município – defende.

Valorizando o que é brasileiro
Com apoio do Governo do Estado, o Centro de Referência do Artesanato Brasileiro foi inaugurado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em maio desse ano para mostrar o que há de melhor na arte popular e no artesanato brasileiros. Mas sua principal missão é potencializar o trabalho dos artesãos de todo o Brasil através de cursos de empreendedorismo e design para que eles possam fazer da arte uma profissão.

Instalado em três casarões históricos da Praça Tiradentes que ficarão totalmente prontos em 2012, o local abrigará, além das áreas de exposições, biblioteca, espaço para palestras e cursos, estoque e uma loja. Atualmente funcionando em um prédio, o primeiro andar é dedicado a exposições temáticas de arte popular e segundo mostra peças do artesanato brasileiro feitas por unidades produtivas e selecionadas de acordo com critérios de mercado.

O Centro de Referência do Artesanato Brasileiro fica na Praça Tiradentes, 71, centro do Rio. Mais informações pelo telefone (21) 3380-1850 ou pelo e-mail [email protected].

 

 

Fonte: Governo do Rio