Centro Cultural Light
Pouca gente conhece a história de Marie Curie, primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel e a responsável por propor a radiografia móvel para atendimento aos soldados feridos na Primeira Guerra Mundial, entre outros feitos em sua trajetória científica. A vida da cientista será retratada a partir desta segunda-feira, dia 17 de outubro, em exposição no Centro Cultural Light.
Na mostra Marie Curie os visitantes poderão saber um pouco mais sobre o caminho traçado por esta polonesa, naturalizada francesa, por meio de painéis e de um documentário. O público vai ter oportunidade, por exemplo, de conhecer a descoberta da cientista: radiotividade do tório, elemento químico cujos seus compostos produziam efeitos iguais aos do urânio.
Marie Curie, que morreu na França em 1934, foi a primeira pessoa a ganhar dois Prêmios Nobel: de física, juntamente com o marido, Pierre Curie e o físico A. H. Becquerel, em 1903; e de química, em 1911.
A exposição e o documentário comemoram os 100 anos da entrega do Prêmio Nobel da Química à cientista Marie Curie e serão inaugurados em evento no CCL com a presença de autoridades francesas e brasileiras. A comemoração integra o calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT Rio 2011, cuja a abertura oficial será às 13hs, no Complexo do Alemão.
A exposição ficará no Centro Cultural Light até o dia 30 de novembro, com visitação das 11h às 17h.
Serviço:
Visitação -Centro Cultural Light – CCL
Avenida Marechal Floriano, 168 – Centro
De Segunda a sexta – das 11h às 17h
Entrada franca
Fonte: Assessoria de Imprensa