Início Plantão Rio Expresso Oeste

Expresso Oeste

O prefeito Eduardo Paes se reuniu com secretários municipais, vereadores e lideranças comunitárias na Subprefeitura da Zona Oeste, em Campo Grande, onde montou o gabinete da Prefeitura Itinerante.

Eduardo Paes discursou para representantes de 32 associações de moradores da região, e anunciou a criação de uma linha de ônibus na Zona Oeste integrada ao metrô, chamada de "Expresso Oeste", que ligará Santa Cruz, Campo Grande e Bangu ao metrô. Além disso, ele pretende implantar o Bilhete Único na região.

– Estamos redesenhando a questão do transporte na cidade, principalmente na Zona Oeste, onde está completamente desestruturado – disse o prefeito, que também quer regularizar o transporte alternativo, transformando-o em transporte complementar.

O prefeito do Rio informou que sua prioridade para a região é a saúde, área em que promete anunciar investimentos ao longo dos 15 dias do projeto na Zona Oeste, como a construção de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e a implantação do programa Saúde da Família. Segundo Paes, serão investidos cerca de R$ 30 milhões este ano para a implantação de uma rede de saúde.

– A Prefeitura do Rio tem um grande plano de saúde para a Cidade, e vamos começar por aqui, por ser a região que mais precisa de atenção nesse sentido. Vamos priorizar os investimentos em saúde básica, principalmente no Programa Saúde da Família e no bom funcionamento dos postos de saúde, prometeu.

Durante o encontro, em que recebeu solicitações prioritárias de cada representante de associação de moradores, o prefeito também falou sobre educação, comemorando o início das aulas de reforço escolar na região, nesta terça-feira, dia 19, e a implantação do programa "Escola do Amanhã", que envolve atividades de diversos órgãos municipais no intuito de manter o interesse de alunos que vivem em áreas de risco em permanecer na escola. O programa inclui aulas em horário integral e atividades esportivas e culturais, entre outras benfeitorias.

Em entrevista à imprensa, Eduardo Paes destacou a importância do projeto Prefeitura Itinerante para a cidade e urgência em aplicá-lo na Zona Oeste.

– É um projeto que permite à Prefeitura focar especialmente uma determinada área da Cidade, visitando todos os bairros, ouvindo os moradores e definindo prioridades. E a Zona Oeste é a área que mais precisa de atenção, por estar abandonada há tanto tempo.

Em seguida, o Prefeito acompanhou o início das obras de urbanização nas comunidades Areal (Guaratiba), Vila Catiri (Bangu) e Vila João Lopes (Realengo), com investimento total de R$ 20.408.214,00. Acompanhado pelos secretários municipais de Obras, Luiz Antônio Guaraná, e de Habitação, Jorge Bittar, Eduardo Paes vistoriou o trabalho dos operários e conversou com moradores.

Financiadas pelo Programa Pró-Moradia, da Caixa Econômica Federal, com recursos do FGTS, as obras preveem a implantação de redes de água, esgoto e drenagem, pavimentação e iluminação pública. Além disso, em Vila Catiri está prevista a construção de 117 moradias para famílias que ganham até três salários mínimos.

O secretário de Habitação, Jorge Bittar, espera concluir as três intervenções em até dez meses.

– Tenham certeza de que as obras não vão parar, e que estaremos na Zona Oeste, no começo do ano que vem, para inaugurarmos as três – afirmou.

Além disso, Eduardo Paes lamentou o incidente com Escola Municipal Presidente Médici, em Bangu, arrombada na manhã de hoje. A unidade teve pias e torneiras roubadas, e equipamentos quebrados. Esta é a sétima vez que a escola, que tem cerca de 700 alunos, é alvo de bandidos.

– É lamentável que isso aconteça. Por isso, vamos conversar com a Secretaria de Segurança e solicitar atenção especial a essa escola para que o problema não se repita.

Fonte: Prefeitura do Rio