O vice-governador Luiz Fernando Pezão participou nesta quinta-feira (29/11) do lançamento do programa Tudo de Cor para o Rio de Janeiro, uma parceria entre o Governo do Estado, por intermédio da Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop), e a empresa de tintas Coral. O projeto vai permitir a revitalização da fachada de moradias do Morro Santa Marta, em Botafogo. A expectativa é que cerca de 6 mil moradores e 637 edificações, totalizando 1,5 mil imóveis, sejam beneficiados.
Com a presença do ex-tenista Gustavo Kuerten, padrinho do projeto, a solenidade foi realizada no campinho de futebol soçaite no alto do morro, ao lado da sede da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), a primeira a ser instalada no Rio de Janeiro, em 2008.
Durante o evento, Pezão revelou que o plano do Governo do Estado é estender essas melhorias para outras comunidades carentes e elogiou a iniciativa da Coral por entender que não cabe apenas ao poder público as ações que levam cidadania a essas localidades, integrando-as ao restante da cidade. Ele lembrou que o estado já executou e ainda realiza uma série de obras na comunidade de Botafogo desde 2007 e planeja novas intervenções no local.
– Entramos aqui para não sair mais e não saímos. Mas, se o poder público tem de entrar nessas comunidades, tem de entrar também a iniciativa privada, trazer bancos, lojas de material de construção, serviços. Quando o empresário acredita, a guerra está ganha. Por isso, quero agradecer muito a confiança da Coral em realizar esta parceria com o estado. É disso que a gente precisa – afirmou Pezão.
A Emop será responsável pela parte estrutural da operação do projeto, como o emboçamento das casas e a colocação de andaimes. Já a Coral fornecerá treinamento em pintura, ferramentas, equipamentos de segurança, supervisão e orientação durante todo o processo de pintura, além da tinta necessária para a pintura das fachadas das casas.
– Este é um momento muito especial e importante. A nossa missão é poder levar as cores para a vida das pessoas – afirmou o presidente das Tintas Coral, Jaap Kuiper.
Aproximadamente 300 mil litros de tintas serão utilizados em 25 diferentes tonalidades para a realização do Tudo de Cor na Santa Marta. Os moradores poderão escolher a cor preferida dentre as opções oferecidas. Além da revitalização do ambiente, os moradores também receberão cursos de capacitação na área de pintura, criados em parceria com o Senai.
Moradores aprovam o projeto
Para a dona de casa Bruna Silva, de 23 anos, a chegada da iniciativa é resultado da pacificação da comunidade.
– Acredito que seria muito impossível isto acontecer se não fosse pela ocupação da UPP. A vinda desta ação vai trazer uma relação de igualdade entre os moradores – ressaltou.
Com 67 anos, o aposentado Fernando Silva contou estar contente com o projeto, pois há mais de dez anos sua casa não é pintada.
– Estou ansioso para poder ver a minha casa pintada. A minha esposa e o meu filho vão ficar felizes – afirmou.