Início Plantão Rio Faetec abre mais de 3 mil vagas para níveis médio, superior e...

Faetec abre mais de 3 mil vagas para níveis médio, superior e técnico

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) abre nesta segunda-feira (7/5), às 14h, as inscrições para 3.484 vagas em cursos nos níveis de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio na Modalidade Jovens e Adultos (Proeja), Técnico Subsequente ao ensino Médio e Educação Superior nos Institutos Superiores da instituição.

 

 

Os interessados podem se inscrever até o dia 27 deste mês pelo site da Fundação – www.faetec.rj.gov.br . Quem não tiver acesso à internet pode recorrer às unidades do projeto Faetec Digital espalhadas pelo Estado. Os editais estarão disponíveis também às 14h desta segunda.

 

As inscrições para os cursos de nível Subsequente ao Ensino Médio e de Educação Superior custam R$ 38,00 – exceção feita para o EJA e Proeja e o curso de Artes Dramáticas, oferecido na Martins Pena.

 

Para o EJA nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) – todas distribuídas por sorteio –, são oferecidas 536 vagas para quem não concluiu os estudos em idade regular em cinco escolas da Rede. A idade mínima para a participação no EJA – oferecido na modalidade semipresencial, em que o aluno realiza seus estudos em casa, comparecendo à unidade de referência apenas uma vez por semana – é de 15 anos completos.

 

Já o Proeja, oferece 250 vagas em duas unidades de ensino da Faetec, para cursos com matriz integrada da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, caracterizado pela matrícula única, que determina a integração dos currículos da educação profissional com o Ensino Médio. O objetivo é dar qualificação profissional a estes estudantes, que não concluíram o Ensino Médio na época certa.

 

Na área do Ensino Técnico Subsequente ao Ensino Médio são oferecidas 2.386 vagas em 24 cursos, em 23 escolas da Rede, entre Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps), Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) e no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj), nas áreas de Construção Civil, Eletrônica, Eletrotécnica, Administração, Contabilidade, Saúde, Informática, Mecânica, Moda, Telecomunicações, Segurança do Trabalho, Prótese Dentária, Logística, Secretaria Escolar, Indústria Naval, Petróleo e Gás, Hospedagem, Qualidade e Química. Todas as vagas são para quem já concluiu, integralmente, o Ensino Médio até a data da matrícula.

 

Para o curso de curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho são 90 vagas – destinadas a quem concluiu o curso Técnico em Enfermagem. Ele é oferecido, exclusivamente, pela ETE de Saúde Herbert Daniel de Souza.

 

AEscola Técnica Estadual de Teatro (ETET) Martins Pena oferece 30 vagas para curso Técnico de Nível Médio Subsequente em Artes Dramáticas. Nesse caso, também, todas as vagas são para quem já concluiu, integralmente, o Ensino Médio até a data da matrícula e todos os candidatos terão que realizar teste de habilidades nas datas definidas no edital.

 

O vestibular para os Institutos Superiores de Tecnologia (ISTs) e de Educação (ISEs) da Faetec oferece 222 vagas em seis cursos de unidades da Fundação. As áreas abrangidas são: Informática, Gestão Ambiental, Processos Gerenciais e Pedagogia.

 

Para obter outras informações, basta ligar para o telefone da Fundação Dom Cintra, responsável pelo processo seletivo: (21) 4063-6396. É importante que todos os candidatos estejam atentos aos dados contidos nos editais sobre os cursos em que estão interessados e as datas de cada fase do concurso.

 

Fonte: Governo do Rio