Início Plantão Rio Faetec inaugura canteiro escola no aterro de gramacho

Faetec inaugura canteiro escola no aterro de gramacho

 

 

O secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, participou, neste sábado (2/6), da inauguração do Canteiro Escola Jardim Gramacho, em Duque de Caxias. A iniciativa vai requalificar os profissionais que dependiam das atividades econômicas da área do lixão, principalmente os catadores de materiais recicláveis. A meta será capacitar mais de 1,3 mil pessoas, até o fim de 2012, em cursos profissionalizantes gratuitos.

 

Segundo Alexandre Cardoso, o Canteiro Escola será o início de uma nova vida para estes cidadãos.

– O interessante é que eles não parem os seus estudos por aqui. Desejo que todos concluam uma faculdade. Com o fim do lixão, foi criada uma oportunidade para que estas pessoas tenham um emprego digno e mais qualidade de vida – disse Cardoso.

 

Com investimentos de R$ 250 mil, o Canteiro Escola oferecerá os cursos de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão (216 vagas), Encanador Instalador Predial (216), Pedreiro de Alvenaria (216) e Carpinteiro de Obras (216), além de Informática I (480). Os alunos também terão aulas complementares de Língua Portuguesa e Matemática.

 

 

As inscrições para o Canteiro Escola estarão abertas para a comunidade nesta segunda-feira (4/6), na própria unidade. Os catadores cadastrados na empresa Nova Gramacho terão prioridade. O prazo segue até 15/6 (sexta-feira).

 

A seleção para as vagas acontecerá por sorteio, em 16 de junho, no próprio local. O período para efetivação da matrícula acontece de 18 a 20 deste mês. O início das aulas será logo no dia 25. Os cursos funcionam de junho a dezembro deste ano. O Canteiro Escola Jardim Gramacho fica na rua Bragança, lote 321, quadra 202 – Jardim Gramacho, em Duque de Caxias.

 

– Após cinco semanas, acontecerão novas inscrições no local. Na unidade terá professor nos setores de informática, língua portuguesa e matemática para tirar as dúvidas do aluno. Aqui também será um canteiro de cidadania – disse o presidente da Faetec, Celso Pansera.

 

Portas abertas para uma nova realidade

Ex-catadores como Carlos Eduardo da Silva, de 31 anos, estão animados com a oportunidade de adquirir uma formação profissional. Durante 20 anos, Carlos trabalhou no lixão localizado no entorno do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, para sustentar a mulher e os dois filhos. As jornadas chegavam a 14 horas diárias.

 

– Depois de muitos anos de espera, agora realizo o sonho de começar um curso de eletricista. Sempre tive vontade de trabalhar com dignidade e ser um exemplo para toda a minha família e amigos. Agora só tenho a comemorar a esta nova etapa da vida – disse.

 

O lixão chegou a abrigar cerca de 1.500 catadores de materiais por dia, em mais de 35 anos de funcionamento. Hoje, pouco mais de 300 resistem, tirando dos resíduos a renda diária para o sustento próprio ou familiar.

 

– Meu desejo é conseguir um emprego com carteira assinada. Acredito depois que concluir o curso de eletricista ficarei mais perto de realizar este sonho. Já tenho algum conhecimento na área , só vou aprimorá-lo – afirmou o ex-catador de lixo Luís Eduardo Custódio, que trabalhou durante sete anos no Lixão de Gramacho.

 

Este também é o caso de Carlos Alberto, o “Carlinhos”, que espera beneficiar-se com as qualificações profissionais do Canteiro Escola. Antes de trabalhar como catador, ele chegou a exercer a profissão de Eletricista, Soldador e Pintor Predial. O que pesou para a permanência no aterro foi o aumento na renda, quase o dobro do que ganhava em outras funções no mercado.

 

– Espero desfrutar dessa chance porque acumulo experiência na área de Construção Civil. Mas muitos aqui precisarão aprender novas funções, por terem dedicado a vida toda ao lixão – explicou Carlinhos.

 

Fonte: Governo do Rio