Início Plantão Rio Faperj abre calendário de editais 2013 com lançamento do Bolsa Nota 10

Faperj abre calendário de editais 2013 com lançamento do Bolsa Nota 10

Como em anos anteriores, o lançamento do edital Bolsa Nota 10 abriu o calendário dos editais que serão lançados pela Fundação em 2013. Destinado a estimular programas de pós-graduação fluminenses de excelência (com conceitos 5, 6 ou 7, da Capes), oferece bolsas com valor diferenciado a alunos de mestrado e doutorado com destacado desempenho acadêmico.

 

 

Da mesma forma que em edições passadas, o programa mantém duas janelas de inscrição: a primeira se estende de 17 de janeiro a 28 de fevereiro, com o início de vigência das bolsas previsto para março; na segunda, as inscrições poderão ser feitas entre 20 de junho e 25 de julho, com entrada em vigor das bolsas em agosto.

 

Com valores que variam de R$ 2.000, no caso do Mestrado Nota 10, e de R$ 2.900, para o Doutorado Nota 10, o programa contempla os últimos 12 meses de curso para os alunos de mestrado (do 13º ao 24º mês) e os últimos 24 meses de curso para os alunos de doutorado (do 25º ao 48º mês). Podem se candidatar alunos de programas de pós-graduação stricto sensu, em nível de mestrado e doutorado, com conceitos 5, 6 ou 7, pela avaliação da Capes.

 

 

O número de bolsas seguirá critério especificado no edital: programas de pós-graduação, nível mestrado, com conceito 5 na Capes, podem indicar até dois bolsistas de mestrado; programas de pós-graduação, níveis mestrado e doutorado, com conceito 5 na Capes, podem indicar um bolsista de mestrado e um bolsista de doutorado; programas de pós-graduação, níveis mestrado e doutorado, com conceito 6 na Capes, podem indicar até dois bolsistas de mestrado e um bolsista de doutorado; enquanto programas de pós-graduação, níveis mestrado e doutorado, com conceito 7 na Capes, podem indicar até dois bolsistas de mestrado e dois bolsistas de doutorado.

 

A indicação dos alunos candidatos às bolsas do programa Nota 10 deve ser realizada pela coordenação do programa de pós-graduação elegível, relatando o processo de seleção. O documento a ser enviado à FAPERJ deverá conter: a demanda de alunos, o nome dos membros da banca de seleção, o nome dos alunos aprovados (indicando a data de ingresso oficial no curso de cada aluno) e os critérios de avaliação utilizados pelo programa de pós-graduação para a seleção dos candidatos ao edital 01/2013 – Bolsa Nota 10.

 

 

Possíveis dúvidas e explicações mais detalhadas sobre o edital podem ser esclarecidas com a leitura do Manual Explicativo dos Passos de Indicação Bolsa Nota 10, disponível em formato PDF, pelo link www.faperj.br/downloads/formularios/Manual_Bolsa_Nota10.pdf . Nele, há instruções a serem observadas pelo coordenador, orientador e o aluno interessados em participar do processo de seleção.

 

Governo do Rio