Início Plantão Brasil Fazer networking é algo imprescindível nos dias de hoje

Fazer networking é algo imprescindível nos dias de hoje

O diretor superintendente das revistas EXAME PME, EXAME, INFO E VOCÊ S/A, Alexandre Caldini, abriu a tarde de palestras do 3º Curso EXAME PME, ontem, falando sobre a importância de se fazer networking de forma adequada, sem parecer interesseiro. O evento, que prossegue com atividades nesta quinta-feira, está sendo realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

 

 

“Muitas vezes, temos medo de ser vistos como alguém que quer usar a outra pessoa, sendo que, na verdade, networking é uma via de mão dupla, ou seja, uma relação sincera e que traz benefícios para ambos”, diz Caldini.

 

 

Segundo o executivo da Editora Abril, para que a troca de contatos funcione é preciso agir sempre com respeito, transparência, e apresentar informações verdadeiras e precisas. E exemplifica: “hoje, 86% das vagas são preenchidas por indicações, mas do que adiantará a pessoa conseguir um emprego se não tiver competência para mantê-lo?”, questiona.

 

 

Para Caldini, é importante que se faça networking o tempo todo, diariamente, seja no convívio na empresa, com os clientes, funcionários, e até mesmo com a família. Não vale acionar os contatos apenas quando se precisa de algo. “Agir por interesse caracteriza um notworking, em que as relações ficam fragilizadas e prevalece o interesse de um único lado”, destaca.

 

 

Entre outros pontos para que o networking seja um sucesso, Caldini menciona a informação como uma aliada e ressalta a importância de ouvir com atenção o que o outro necessita. Além disso, é preciso ser pró-ativo e autêntico nas ações. “Um elogio hoje, uma dica ingênua amanhã são a garantia do respeito para sempre. No entanto, qualquer erro poderá quebrá-lo.”

 

Fonte: Assessoria