A pouco mais de dois meses da Festa Literária Internacional das UPPs (Flupp), que acontecerá de 20 a 24 de novembro, em Vigário Geral, moradores de comunidades pacificadas já se dedicam à produção de contos, poemas e romances a fim de se aprimorar na arte de escrever.
Veterana no assunto, a empregada doméstica Lindacy da Silva Menezes, de 55 anos, participou da primeira edição do evento, realizado no Morro dos Prazeres, e teve um de seus contos selecionados para o livro Flupp Pensa 2012. Inscrita novamente no evento, a moradora da Rocinha já faz planos para se tornar escritora profissional.
– A publicação do conto mudou minha vida. Com este estímulo, retomei os estudos e pretendo fazer faculdade de Letras. Minha meta é virar uma escritora profissional – disse Lindacy.
Pertencente à comunidade Cantagalo, Hugo Germano, de 22 anos, tira inspirações do cotidiano para escrever.
– Só comecei a me interessar pela literatura aos 18 anos, mas desde que me inscrevi na Flupp, minha relação com este universo se aprofundou muito – afirmou o jovem.
Mais de 100 novos escritores estão inscritos
Dez autores integrarão a banca avaliadora da Flupp 2013. Este ano, a feira homenageará o poeta baiano Waly Salomão. Em sua segunda edição, o evento tem o objetivo de tornar a literatura mais acessível à população das comunidades de baixa renda e revelar novos talentos. No total, 150 novos escritores já estão inscritos no projeto.
Governo do Rio