Início Destaque Fernando Vieira, idealizador da Festa Nacional da Música, morre aos 72 anos

Fernando Vieira, idealizador da Festa Nacional da Música, morre aos 72 anos

Fernando Vieira faleceu na quarta-feira, dia 16 de setembro, aos 72 anos, após sofrer um infarto, na cidade de Bento Gonçalves, RS, onde preparava mais uma edição da Festa Nacional da Música, prevista este ano, devido a pandemia, para dezembro de 2020.  O velório será na quinta-feira, dia 17 de setembro, na Capela 6, de 14h às 18h, em Angeluz Memorial Crematório, na Avenida Porto Alegre, 320 Medianeira – RS, depois o corpo será Cremado.

Jornalista,radialista e apresentador de televisão, ele era o responsável pela concepção e direção geral da Festa Nacional da Música. Fernando Vieira dedicou mais de 40 anos de sua vida à música e à televisão no Rio Grande do Sul. Sua carreira profissional iniciou em 1971, na então TV Difusora (hoje TV Bandeirantes), passando por inúmeros projetos e programas que marcaram o meio social e cultural de Porto Alegre. Foram 17 anos na TV Bandeirantes, seguidos de outros 17 anos na TV Guaíba, onde produziu e apresentou programas como Portovisão e Guaíba ao Vivo.

Em 1981, lançou a Festa Nacional do Disco, que durante 15 anos representou um marco no encontro de músicos e gravadoras. Foram 11 edições em Porto Alegre e três na Serra Gaúcha. Nesse período esteve também à frente de casas noturnas que marcaram a noite da capital gaúcha, como o Le Club.

Em maio de 2005, transferiu-se para a TV Pampa, onde produziu e apresentou o programa Zoom. Sobre a retomada desse grande encontro da música brasileira, que a partir de 2005 passou a se chamar Festa Nacional da Música, ele diz: “Entendemos que era o momento oportuno porque o meio musical vive um momento delicado, com vários problemas e incógnitas sobre o futuro. O encontro vai colaborar, também, para elevar a autoestima do setor, colocando artistas, gravadoras e representantes do mercado juntos, na busca de soluções que interessam a todos”. Fernando Vieira estava à frente da VF Promoções, produtora responsável pela organização e realização da Festa Nacional da Música.

Eu, Graça Paes, tive a oportunidade de conhecer e conviver com Fernando Vieira neste ambiente musical. Agradeço por ele ter me dado a oportunidade de realizar diversas coberturas desse evento, de ter sido matéria na revista da Festa da Música, pela credibilidade e pela confiança depositadas em mim e no meu trabalho. Que Deus possa conduzi-lo num caminho de muita luz.

 

Fonte: Felipe Vieira