Os 451 anos da fundação da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro foram comemorados com muita festa e alegria no Largo da Carioca nesta terça-feira (01/03). Em homenagem ao ano olímpico, o tradicional bolo gigante teve 20,16 metros de comprimento e a logomarca dos Jogos Rio 2016 e a tocha olímpica estampadas na confeitagem. O bolo foi distribuído para a população logo após a passagem da imagem peregrina do padroeiro da cidade, São Sebastião.
O evento, promovido pela Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca) há 27 anos com o apoio da Prefeitura do Rio, teve início às 12h com apresentação da banda musical da Sarca e da bateria da Escola de Música Villa-Lobos, que tocaram marchinhas de carnaval e animaram a festa com canções como “Cidade Maravilhosa” e “Parabéns pra você”.
– Estamos comemorando hoje 451 anos, que significam o fim do ciclo de comemorações do Jubileu dos 450 anos do Rio. A partir de agora, a prefeitura propõe justamente à população pensar os próximos 50 anos. Esse é o maior desafio. É uma discussão muito relevante que fala do nosso futuro e das nossas aspirações – disse secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero.
Durante a comemoração, o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Orani Tempesta, abençoou a cidade e a população carioca:
– Viemos pedir a Deus para que essa cidade, que é maravilhosa em todos os aspectos, continue ainda mais bonita e que seu povo procure viver cada vez melhor, buscando a justiça, a paz, a fraternidade e o entendimento. Esse ano será especial para o Rio com a realização das Olimpíadas. O Rio de Janeiro tem uma vocação para grandes eventos e os olhos do mundo com certeza se voltarão para cá. Que todos os habitantes dessa cidade sejam abençoados.
Bastante animada, a moradora de Nilópolis Ieda Teixeira da Silva, 70 anos, garantiu seu lugar na fila para não ficar sem um pedaço do bolo:
– Venho sempre porque eu sou carioca da gema. Adoro essa festa e não posso ficar sem meu pedaço de bolo. Essa cidade é maravilhosa. Para o Rio do futuro, desejo de coração que acabe a violência e que a população tenha mais paz e saúde.
Outra que não perde a festa é a dona de casa Adriana da Silva Barbosa, 38 anos, moradora de Manguinhos. Emocionada, ela pegou um pedaço de bolo e o dividiu com a pequena Valentina, de 9 meses:
– Já é tradição minha todo ano vir comemorar o aniversário do Rio de Janeiro e, hoje, trouxe a minha filha para essa festa linda. Amo viver aqui e gosto de sentir essa alegria de perto. Desejo para todos os cariocas paz, saúde e educação.
Para as comemorações do aniversário da cidade, a Prefeitura do Rio preparou ainda umaprogramação especial com atrações gratuitas e a preço popular, além da exposição “Rio: fatos, fotos e curiosidades”, em cartaz no Centro Administrativo São Sebastião, sede da prefeitura, até 12 de março.