Início Plantão Brasil Festa Nacional da Música reúne grandes nomes da MPB em Canela

Festa Nacional da Música reúne grandes nomes da MPB em Canela

A serra gaúcha vai respirar música e viver cultura a partir de 20 de outubro, quando começa a edição 2013 da Festa Nacional da Música, um dos maiores eventos do gênero na América Latina. Até o dia 24 (quarta-feira), grandes nomes da MPB, produtores, músicos,  técnicos, empresários e profissionais ligados ao show business vão se reunir em Canela (RS) para shows, palestras, bate-papos, homenagens  e diversão. 

 

 

Estão confirmados: Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Gusttavo Lima, Yamandu Costa, Jorge Aragão, Fernanda Abreu, Barão Vermelho, Só Pra Contrariar, Detonautas, Fafá de Belém, Ângela Maria, Hugo & Tiago, Sandra de Sá, Thiaguinho, Péricles, Chimarruts,  Margareth Menezes, Jeito Moleque, Turma do Pagode, Fagner, Claus e Vanessa, Fresno,  D’Black, George Israel,  Diego Figueiredo, Serginho Moah, Paulo Massadas, Michael Sullivan, Guri de Uruguaiana, Oswaldir e Carlos Magrão, Elton Saldanha,  Nelson Coelho de Castro, entre outros nomes da música brasileira. “É a maior concentração de artistas em um evento deste gênero”, avalia o organizador e idealizador da Festa, Fernando Vieira.

 

 

Além do grande número de artistas, a Festa Nacional da Música se destaca pela diversidade. Todos os ritmos são bem-vindos e tem espaço garantido: da bossa nova ao funk, do samba ao gospel, do sertanejo ao rock.   “O Brasil tem uma riqueza de ritmos tão grande que nenhum poderia ficar de fora de um evento tão plural como este”, defende.

 

 

 

Homenagens na Festa Nacional da Música

A abertura oficial da Festa Nacional da Música ocorre no dia 21 de outubro (segunda-feira), a partir das 22h, no Salão Implúvio do Hotel Laje de Pedra, em Canela. Na ocasião, estrelas da MPB, tanto dos bastidores quanto dos refletores,  serãohomenageadas pela sua contribuição à música brasileira. Homenageados da edição 2013:

 

– Zeca Pagodinho; – Beth Carvalho; – Gusttavo Lima ; – Barão Vermelho; – Fernanda Abreu; – Margareth Menezes
– Yamandu Costa; – Sidney Magal; – Fernandinho; 
– José Augusto; – Milionário & José Rico; – Os Fagundes; – Paulo Massadas, compositor; – Ronaldo Bastos, compositor; – Nenrod Adiel, executivo da Sonotec; – Marco Maia, deputado federal; – Luiz Oscar Niemeyer, presidente da Planmusic ; – Edison Ercole, presidente da Disc Press; – Anderson Ricardo, presidente da AR Live

 

Shows e palestras

Embora tenha caráter festivo, a Festa Nacional da Música assume um papel de fomento de discussões de temas de interesse da classe artística musical. Entre os assuntos que estarão em debate na edição 2013 está a música gospel, mercado que movimenta hoje 1 bilhão de reais e mais de 50 milhões de ouvintes.  A palestra “Música gospel: fé ou entretenimento” promete acalorar as ideias nesta área com a participação de especialistas no assunto. Outro destaque da programação serão os debates em torno do ensino de música nas escolas. A Festa Nacional da Música também vai sediar o 1º Encontro Nacional do Fórum dos Conselhos Estaduais de Cultura (ConECta), que irá reunir representantes de vários estados em Canela.

 

 

Para atender à demanda gospel, a Festa Nacional da Música realiza no domingo, dia 20, a partir das 13h, show gospel com vários artistas no Centro de Feiras de Canela (rua Danton Correa da Silva, 400). Estão confirmadas as participações de André Valadão, Cassiane, Asaph Borba,  Mara Lima, Anderson Freire, entre outros. O ingresso é um quilo de alimento não perecível, que será distribuído às instituições beneficentes da região. 

 

 

Outros dois shows, também abertos à população, serão realizados em Canela, nos dias 22 e 23 de outubro, no Centro de Feiras, a partir das 19h, reunindo artistas dos mais variados ritmos.  Na tarde do dia 23, a Festa Nacional da Música também promove o Gre-Nal dos Artistas. O jogo reúne no  Estádio do Serrano, em Canela, cantores  que entram em campo para defender a camisa do Grêmio ou do Internacional. Porém, mais do que uma disputa saudável, o evento promove uma ação beneficente, já que o ingresso para assistir à partida é um quilo de alimento não perecível. Tudo que for arrecadado vai para instituições carentes da região. Ou seja, em meio à tradicional rivalidade, quem sai ganhando é a própria comunidade.

 

 

 

Unindo música e informação, a Festa Nacional da Música vai promover duas palestras voltadas aos estudantes da  serra gaúcha. A primeira delas é “Drogas: fique fora dessa – Compartilhe esta ideia”, que vai abordar aprevenção de drogas entre crianças e adolescentes. A segunda palestra é “Música: instrumento de educação”, que vai tratar sobre a importância  do ensino musical nas escolas. Participam do bate-papo especialistas nos temas e artistas locais e nacionais.

 

Assessoria de Imprensa: Festa Nacional da Música